«

»

set 30 2011

Imprimir Post

Marcinho Eiras e YouGuys!

Marcinho Eiras e YouGuys!

Ao final da tarde, sentado no sofá recebo uma ligação. Era o músico e amigo Marcos Lima me convidando para assistir a um show aqui mesmo em Araras, ele dizia que era muito bom e certamente valeria à pena.

Sem conhecer exatamente a banda que iria se apresentar, me fiei na indicação do amigo e fui conferir. Lá chegando descobri se tratar do músico Marcinho Eiras (guitarrista, vocalista e integrante da banda do Faustão) que vinha acompanhado de outros dois instrumentistas, o baterista Paulinho Lima e o baixista Khristiano Oliveira, ambos também vocalistas.

De pronto reparei haver três guitarras no palco, uma que repousava normalmente num suporte convencional e duas outras fixadas em pedestais especiais, já na altura certa para serem tocadas. Pensei: Eu já me atrapalho com apenas uma, o que será que esse cara vai fazer com três ao mesmo tempo? (risos…)

Em seguida o show começou, Marcinho pendurou normalmente a que estava em repouso, se aproximou das outras duas e de um kit de pedais do tipo “transformers” e se pôs a tocar as três guitarras de uma só vez!

Através de seus equipamentos ele extraia sons sintetizados e diversos efeitos, muitas vezes semelhantes ao que teclados fazem e a técnica utilizada para tocar os instrumentos permitia que apenas uma mão fosse usada em cada guitarra, onde ele ia digitando as notas ao apertar as cordas e os sons já iam saindo, como num piano.

Essa técnica foi inventada pelo guitarrista norte americano Eddie Van Halen, da famosa banda de rock nomeada por seu sobrenome, mas quem a levou ao limite foi o guitarrista de jazz Stanley Jordan e o que assisti no show de ontem, foi uma desenvoltura tamanha que realmente deu gosto de ver!

Solos e harmonias sofisticadas não faltaram e apesar das guitarras muitas vezes soarem como piano, teclado e outros instrumentos, foi muito interessante ver ao vivo um desempenho primoroso de uma técnica tão diferente, específica e refinada.

Além de Marcinho, sua banda era um espetáculo à parte. Seu baterista tocava de forma muito expressiva e cantou diversas músicas com um timbre de voz muito peculiar, bem ao estilo da back music norte americana.

Kristiano Oliveira, o contrabaixista, era o equilíbrio entre a expressividade de Paulinho e do virtuosismo de Marcinho. Suas linhas graves agiam como uma cola harmoniosa que juntava dois elementos que poderiam se distanciar, mas que no contexto encaixavam perfeitamente.

Outros elementos que chamaram minha atenção foi o repertório muito bem escolhido e as vocalizações que os três faziam juntos, nas quais, através de notas diferentes para cada um, produziam a sonoridade de um coral, criando belos efeitos.

O público permaneceu até a última nota do show e a fila do caixa apenas se formou após o bis!

Quero parabenizar os envolvidos em trazer esse espetáculo para Araras, o Santa Garrafa e a Musical Brasil. Reitero que esses esforços para que shows dessa qualidade venham para cá certamente serão bem recompensados, porque quem o assistiu ontem, não esquecerá! Ao público, digo que prestem maior atenção a essas oportunidades, porque elas realmente são imperdíveis!

Seguem os sites destes músicos que tanto nos alegraram ontem à noite: Marcinho Eiras – www.marcinhoeiras.com , Khristiano Oliveira – www.khristianooliveira.com e Paulinho Lima – www.myspace.com/dompaulinholimaoficial .

Faço votos de que essa dica seja de grande proveito e novamente findo por desejar um ótimo, revigorante e musical final de semana a todos!

Clique para ver a cobertura fotográfica do show!!!

Veja a imagem da página publicada – JPG:

.

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=1908

1 comentário

  1. hpgmusical

    Gostei muito do seu trabalho…
    Continue assim, se dedicando e fazendo conteúdo de qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *