Confiram o que rolou no 5º Bourbon Festiva Paraty – 2013!

Confiram o que rolou no 5º Bourbon Festiva Paraty – 2013!

Entre imagens e sons, as sensações vistas e vividas no Bourbon Festival Paraty foram, sem nenhuma sombra de dúvida, das mais especiais que se pode ter na vida.

Além das belezas históricas e naturais que oferece a antológica cidade praiana de Paraty, no estado do Rio de Janeiro, o evento proporcionou um importante fator adicional, que para os amantes da arte sonora da música, sem dúvida é imprescindível e de imensurável valor: Uma trilha sonora para os momentos e para as memórias!

Claro que os suaves cantos dos pássaros, o farfalhar das copas das árvores ao vento, as ondas quebrando e casualmente os motores das embarcações mar adentro são inigualáveis quanto ao pitoresco som, mas para mim: Nada melhor do que um sistema de sonorização profissional, eximiamente dimensionado e regulado para romper o silêncio gritante e abalroar as lacunas da histórica arquitetura com o eco de virtuosos acordes e notas musicais!

Assim foi o 5º Bourbon Festival Paraty 2013, realizado há aproximadamente 15 dias: Um amálgama das históricas de uma cidade tricentenária, de estilos musicais que também já vêm de séculos (jazz, blues, soul) e do público presente… Que pessoalmente, um a um, tiveram seus DNAs marcados pelo som que irá remeter e nortear recordações, assim como os fazem os odores e sabores. Não há como adentrar a um lago e dele sair seco!

Confiram as dezenas de atrações desta edição: O festival teve início no dia 24/05/2013 com a apresentação do maestro “Raul de Souza”, seguido pela banda inglesa “Incognito”, noite findada pelo show conjunto da banda “Serial Funkers & Ed Motta”, que ainda contou com uma super canja com praticamente todos os integrantes da “Incognito”!

O segundo dia do festival começou à tarde com o show de “Carlos Barbosa Lima” e participação especial de “John Wesley”, seguido pelo gaitista “Paulo Meyer” com a participação da americana “Alissa Saners”. Em seguida vieram as apresentações noturnas da cantora “Céu”, do contrabaixista e jazzista “Stanley Clarke” e com um fechamento incandescido de “Big Sam’s Funky Nation”, que arrebatou o público por mais de 2h de música.

O terceiro e último dia do festival contou com cinco atrações, duas à tarde no palco Sta. Ritta e três à noite no palco da Matriz, foram elas: “Tuto Ferraz Funky Jaz Machine”, seguido pelo gaitista e blueseiro “Jefferson Gonçalves & Big Joe Manfra”, show em que o também gaitista, blueseiro e vocalista Vasco Faé e “eu” (este que vos escreve) participamos!

Na última noite do Festival se apresentaram o grupo “The Players New Orleans jazz Band & Germaine Bazzle”, depois foi a vez do virtuosíssimo instrumentista“Hamilton de Holanda” e para fechar o festival com chave de outro, a cantora “Mart’nália” fez o público delirar a cada segundo de seu show.

Além dessas tantas apresentações, também houveram os buskers (apresentações de rua pela cidade)do multi-instrumentista “Vasco Faé Manoblues”, da “Orleans Street Jazz Band” e o Dj Crizz recheou os intervalos dos shows com seu especialíssimo jazz eletrônico! Coisa de louco, mesmo!

Sim, foram 3 dias surreais de se viver!

Algumas dicas sobre Paraty: Apenas opte pela rota “Rio – Santos” se tiver com tempo livre e sem pressa. Jamais opte pela estrada de terra de Cunha, a não ser que vá com um trator ou de helicóptero! As placas que avisam sobre a maré encher as ruas, realmente falam sério e se o seu carro não for anfíbio; é bom respeitá-las! Por fim, para transitar pelo tricentenário e irregular calçamento do Centro Histórico; use bons tênis para caminhada e vá com os “pés moles”, dica de um grande amigo! (risos)

Por fim, quero parabenizar aos realizadores dessa fantástica e belíssima iniciativa: O Bourbon Street, àaPrefeitura Municipal de Paraty, o Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e, principalmente aos espetaculares povo e público de Paraty, que amplificou a energia, a alegria e fez com que todas as expectativas fossem superadas! Yeah!

Novamente findo por desejar a todos um ótimo, divertido, revigorante e muito musical final de semana, desta vez lembrando que todos os artistas ora citados estão à distância de apenas “um clique” de todos nós!

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=3045

1 comentário

  1. Festival de jazz em Paraty é sempre maravilhoso!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.