A 5ª Edição do Festival BB Seguros Blues & Jazz desembarca em SP!

Esse sábado (27) o melhor da boa música invade São Paulo, mais precisamente o Parque Villa-Lobos, com uma programação de shows de jazz e de blues de altíssima qualidade!

Trata-se da 5ª edição do Festival BB Seguros, que anualmente retorna à capital paulista trazendo o calor desses estilos musicais para a selva de pedra de céu acinzentado e, faz pulsar os corações ao ritmo swingado desses gêneros nativos da fusão cultural, inicialmente paridos no sul dos USA e posteriormente adotados por todos os cantos do planeta terra (seja plano ou esférico! risos…).

Terraplanismo à parte, o certo é que as ondas sonoras vão circular altas e fortes à partir das 11h da manhã com a banda residente do evento, a “Festival BB Seguros Brass Band”, cuja sonoridade é composta por 5 instrumentos de sopro que fazem menção às antigas e tradicionais bandas de New Orleans da década de 1920, através de performances marcantes e irreverentes ao melhor do estilo street jazz!

Às 11h35min. quem assume o palco é o grupo “Dynamic Jazz Quartet”, um projeto integrado por 4 músicos apaixonados pelos standarts do jazz, que são pinçados da época de ouro do “bebop” e do “cool jazz” e, reinterpretados de forma moderna e dinâmica. O curriculum dos instrumentistas desse grupo dispensa apresentações e certamente vão botar para quebrar!

Em seguida, à partir das 12h40min. é a vez de “O Bando” prestar suas homenagens ao lendário guitarrista brittânico, Eric Clapton, sendo que esse show foi especialmente preparado com um repertório dedicado à essa finalidade. Vindos de Minas Gerais, eles são conterrâneos da produtora que organiza o Festival e marcam presença desde o início da iniciativa, mostrando o blues e o rock latentes no sangue dos mineiros!

Logo após é a vez de “Ricardo Herz Trio” assumir o palco (às 13h45). Esse show traz como destaque especial, a técnica que Herz apresenta ao tocar seu violino, as vezes o fazendo soar como uma sanfona, outras como uma rabeca; sonoridades que são incorporadas à belas melodias influenciadas por Dominguinhos, Egberto Gismonti, Luiz Gonzaga e Jacob do Bandolim, entre outros grandes mestres.

Às 14h50min. acontece o show do trabalho solo do baixista, Thiago Espirito Santo, que convida os veteranos gaitista Maurício Einhorn (87 anos) e Serginho Trombone (84) para reforçar o seu dream team de músicos. Juntos farão uma apoteose musical em conjunto com a fantástica banda de Thiago, que sempre é composta por grandes mestres da música! Segundo ele, tocar para emocionar, para compartilhar sensações e sabores com os outros músicos e com a plateia, é o ponto principal desse show.

A seguir (16h10min.), duas lendas sobem ao palco para rechear o ar do Parque Villa-Lobos com seus acordes, solos e overdrives! Nessa apresentação o antológico guitarrista dos “Mutantes”, Sérgio Dias, convida o memorável guitar hero do “Tutti Frutti”, Luiz Carlini, para fazerem um dos shows que mais quero ver e ouvir! O formato da banda será o de quinteto e além do blues e do jazz, certamente vai rolar muito rock and roll!

Para finalizar a sequência de apresentações de São Paulo, nessa 5ª edição do Festival BB Seguros, entra o grupo “The Robert Cray Band” (17h30min.), que traz como band leader o mundialmente renomado guitarrista e cantor norte americano, Robert Cray. Com 40 anos de carreira, ele é ganhador de 5 “Grammy Awards” (o prêmio mais importante da música no mundo) e é considerado um dos embaixadores mundiais do blues! Repararam quantas vezes usei termos derivados de mundo e de mundial nesse parágrafo?! Pois é, o cara não é mole não e, a oportunidade de vê-lo presencialmente em ação é simplesmente “imperdível”!

Vale salientar que a entrada no evento é “franca” e que a responsável pela realização do festival é da “Marolo Produções” e o Ministério do Brasil – Governo Federal – Pátria Amada, com patrocínio da BB Seguros, através da Lei de Incentivo à Cultura. Nesse ano o evento foi ampliado de 6 para 8 cidades, são elas: São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Recife, Curitiba, Belo Horizonte e mais Manaus e Goiânia. Todas recebendo programações de excelência musical, com os shows disponíveis gratuitamente para o público! Fantástico!

Com a alegria de pautar um festival tão maravilhoso como ele, despeço-me desejando a todos um ótimo, divertido, revigorante e muito musical final de semana!

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=4995

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.