Tempos Tensos!

John Lennon deve ter sido um dos homens que mais procurou promover a paz e mesmo assim morreu baleado.

Essa e muitas outras ironias do destino, como a de condenação de Sócrates por subverter os jovens atenienses, quando na verdade os estava ensinando filosofia. A morte terrível de Hipátia de Alexandria, a mulher mais formidável de que já ouvi falar, porque ela foi diretora da maior e mais importante biblioteca (a de Alexandria), quando as mulheres na antiguidade jamais poderiam alçar cargos tão altos e além de sua atuação na diretoria, também foi a mais importante professora de filosofia, matemática e de cosmologia, em um momento da humanidade que precedia a idade das trevas, comumente chamada de idade média!

Hipátia era bela, belíssima e cortejada muitos pretendentes bonitos, ricos e poderosos, mas sua paixão era o conhecimento, a sabedoria, o que não lhe dava tempo para se dedicar aos namoricos. Ela morreu espancada, esquartejada, teve sua carne lacerada de seus ossos e o que sobrou de seus corpo e face outrora belos, foi jogado ao fogo. Inclusive sugiro às feministas que conheçam a história dessa mulher incrível!

Muito mais recentemente teve o ativista norte americano, Martin Luther King, que procurava promover a igualdade entre as pessoas de etnia branca e negra.

Mas o mais famoso dos pregadores da paz que morreu justamente por isso, foi o próprio Jesus Cristo. Ele também sofreu traição e todo tipo de tortura, agressões, até findar crucificado. Sobre ele não vou adentrar em mais detalhes porque é de conhecimento amplo de todos.

Mas tem uma questão interessante e que acredito que iria estremecer o próprio Cristo! A morte de Hipátia e a vandalização e a queima dos livros da biblioteca de Alexandria foram realizadas por Cristãos, em nome do homem que deu sua vida pela paz, ofereceu a outra face e disse: “Ama teu próximo, como a ti mesmo!”

Dizer que isso é um absurdo é inexpressivo da real natureza dessa e de outras atrocidades congêneres.

Como já dizia o ditado, “cochilou, cachimbo cai”, dessas histórias todas percebo que se a pessoa cair, o cachimbo não tem como ficar e muitas vezes em toda a história os seres humanos desceram de seu pedestal de superior aos animais, o que na minha opinião não existe, pelo simples fato de que nenhum bicho jamais soltou uma bomba atômica em cima de uma cidade para matar e mutilar centenas de milhares de pessoas de uma vez só e em uma ínfima fração de segundos.

Os ânimos estão cada vez mais acirrados atualmente e já há estudos sobre “a fauna digital” que mostra evidências de comportamentos animalescos e grupais nas redes sociais. A faculdade de psiquiatria da USP acabou de divulgar que fará o primeiro dia do DETOX digital, para desintoxicar as pessoas desse universo (a Internet) repleto de multiversos (os perfis e/ou as pessoas) tão heterogênea, mas que que se aglutinam ao redor de interesses comuns, constituindo grupos e nichos potencialmente muito inflamáveis.

Se a esquerda atualmente é tida como a mãe de todos os males, desde de a Revolução Francesa, a direita também tem sua enorme quota de derramamento de sangue, porque no papel e nos livros ambas se justificam, mas nas mesas de autópsia, nos necrotérios, valas comuns ou cemitérios, nenhuma consegue justificar suas atrocidades.

Não sei se vem ao caso saber se o homem é bom ou ruim. Penso que existem muitas pessoas boas, outras muito ruins e que a grande maioria só quer ter uma vida tranquila, longe de confusões, mas tenho certeza de uma coisa, bons ou ruins, os seres humanos não são flores que se cheirem.

A turbulência política não pode invadir os corações, elas deveriam parar nas mentes e serem tratadas como assuntos pontuais, com a devida distância emocional, para que as conclusões venham racionalizadas e tenham porquês e não gostos ou desgostos.

O Brasil está tenso e convém amenizar para vivermos melhor.

Que todos tenham um ótimo, divertido, revigorante final de semana e feliz dia dos pais!

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=5000

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.