O que importa é dar de “bão”!

Proliferam opiniões e posicionamentos políticos manifestados nas redes sociais e os últimos que me deixaram bastante surpreso, foram os relacionados à renúncia de Evo Morales à presidência da Bolívia.

Ao me deparar com posts de fotos de perfis contidas em uma moldura com as cores da bandeira boliviana, debaixo dos dizeres “Repudio el golpe em Bolivia – Lula*Livre”, eu realmente me senti extremamente desinformado quanto aos assuntos bolivianos.

Confesso que me esforço muito para compreender a complexidade dos temas políticos brasileiros e inúmeras vezes mal consigo entender o que se passa por aqui mesmo, de forma que fiquei imensamente prostrado frente à minha ignorância sobre a situação geopolítica da Bolívia e da América Latina.

Por conta disso, refleti arduamente sobre qual seria a disponibilidade de tempo para me aprofundar em tais matérias e em seguida questionei sobre o tempo que tantos especialistas nessas áreas teriam de dispor para obterem informações fidedignas sobre os eventos atuais, em seguida para confrontá-las minuciosamente com os fatos da história recente (coisa de 100 anos para cá) e posteriormente colocar tudo em paralelo com a história antiga desses países, tais como: Quais nações os colonizaram. Se tiveram processo escravagista ou não. Se tiveram processos migratórios e miscigenação. Saber as características topográficas, hidrográficas e seus recursos naturais. Como se constituíram suas atividades econômicas e quais são seus traços culturais, entre outros possíveis pontos relevantes.

Diante dessas questões, pesquisei alguns dos perfis que ostentavam essas manifestações para verificar. Observei que nenhum continha menções sobre como chegaram às conclusões que embasavam seus apoios às causas políticas. Em praticamente todos os casos também não havia sequer uma única foto de algum livro ou grupo de estudos relacionados a esses assuntos.

Desta forma não tive outra maneira, a não ser supor que me falta o talento, o Q.I. e a mediunidade para fazer um download direto do divino e poder ter acesso a tanta iluminação sobre todos esses assuntos!

A segunda possibilidade que me ocorreu é que talvez essas pessoas não tenham embasamento para se manifestar publicamente e que suas atitudes talvez estejam pautadas em outros pontos motivacionais, que obviamente não são fatos comprobatórios e, diante dessa outra hipótese pode ficar evidente que atualmente as pessoas perderam a precaução e timidez em falar e escrever bobagens em público.

Será esse o caso?!

Até pouco tempo, ninguém saía dando opinião onde não era chamado e quando era chamado, não se opinava sobre assuntos que não se conhecia ou dominava. Muita gente tinha mais vergonha em falar bobagem do que em dizer que não sabia isso ou aquilo. Era uma virtude reconhecer-se ignorante onde havia o desconhecimento, porque isso abria a possibilidade de se aprender algo novo!

Mas pelo jeito os tempos mudaram pra valer, não é mesmo?!

Tá liberado falar merda, mesmo que não faça sentido, ganha quem grita mais alto e não tem problema que isso leve à discórdia, polarização sociocultural e política, ou que inflame conflitos… O que importa é dar de “bão”!

Que todos tenham um ótimo, divertido, revigorante e um “bão” final de semana!

P.S. Não vou nem comentar o “Lula*Livre” que também estava na bravata.

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=5065

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.