O CarnaVírus chegou…

Na contramão das recomendações dadas pelos governos e órgãos de saúde dos países civilizados pelo mundo afora, as autoridades brasileiras nada fizeram com relação a orientar e prevenir a vinda e contágio do coronavirus no Brasil.

A chegada desse novo patógeno nunca foi uma questão de “se”, mas sempre foi apenas uma questão de “quando”!

Afinal, diariamente recebemos centenas de vôos internacionais, com milhares e milhares de passageiros, em dezenas de aeroportos espalhados por todos os estados brasileiros!

Até que o famigerado dia chegou… Mas não o dia em que o vírus fez seu primeiro infectado e sim o dia em que as autoridades não puderam mais negar sua existência, já que o famoso e renomado hospital Albert Einstein emitiu um diagnóstico positivo para um de seus pacientes.

É claro que essa é só uma suposição, mas dado que os exames demoram no máximo umas 3 ou 4 horas para identificar o coronavirus e que o número de casos “suspeitos” era de 20 até a quarta-feira de cinzas e que em 24h pulou para 345 (132 reconhecidos pelo Ministério da Saúde somados a 213 enviados pelas Secretarias da Saúde de por 15 estados); é realmente de se “suspeitar” desses números, não é?!

Será que os governos quiseram manter as festividades carnavalescas em alta?!

Se isso procede, não seria uma grande irresponsabilidade incentivar centenas de milhares de pessoas a se amontoarem, esbarrando umas nas outras, respirando o mesmo ar e trocando fluidos de diversas formas?!

Quem ganha o quê, com o sucesso do carnaval?! Quais os interesses por detrás disso?!

Sem dúvida a China é o país responsável por ocasionar essa pandemia e tenho comigo que ela deveria ser acionada internacionalmente por diversas nações, já que não é a primeira vez que isso acontece pelos mesmos motivos; que é o consumo de carne animal informal ao invés de animais criados para a finalidade específica do abate e alimentação humana, que têm de cumprir uma série de procedimentos e inspeções específicas para evitar possíveis contaminações.

Essas pandemias têm alto custo financeiro, incalculável em vidas e, países alheios a esse tipo de responsabilidade deveriam receber punições severas!

Por outro lado, dado a ocorrência do problema, os chineses construíram 2 hospitais inteiros em duas semanas, colocando-os em pleno funcionamento para atender a população da cidade de Wuhan e arredores do epicentro da epidemia.

Se traçarmos um paralelo com o histórico das últimas obras brasileiras (tomando a Copa do Mundo e as Olimpíadas como exemplo), podemos imaginar que a construção dos mesmos 2 hospitais novos demoraria entre 4 e 6 anos, sendo que ao término precisariam de reformas (partes desabariam) e não teríamos médicos e demais profissionais para trabalhar, somado à falta de medicamentos e demais insumos necessários ao feitio de exames e outros procedimentos.

O fato é que esse país carnavalesco parece não ter a devida seriedade para lidar com situações realmente sérias!

Nas redes sociais as piadas do momento são baseadas no coronavirus e a maturidade passa longe do potencial problema que essa pandemia pode causar. Nessa sexta-feira a OMS – Organização Mundial de Saúde – elevou o risco global para “muito elevado”, sendo que o chefe da operação (Michael Ryan) deixou o enfático alerta de “acordem” para todas as nações do mundo, tendo em vista que diversos sistemas de saúde não estão prontos para lidar com um problema tão grande e complicado. Ele ainda ressalta que esse novo alerta feito em Genebra, é uma tentativa de conscientizar governos e sociedades.

Colocar as palavras “consciência”, “governo” e “sociedade” na mesma frase, realmente não faz sentido aqui no Brasil…

Como sempre, os grupos de maior risco estão dentre as crianças, os idosos e os portadores de doenças crônicas, então já que não podemos contar com nosso governo, sugiro que tomem muito cuidado por conta própria, por seus amigos e familiares, porque já vimos o tamanho do estrago que o coronavirus causou na China e não queremos isso por aqui.

Da China, gostamos de importar eletrônicos e não berebas!

Que todos tenham um ótimo final de semana!

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=5124

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.