As Cores do Rock

 

As Cores do Rock

A última moda do rock nacional foi chamada de “rock colorido” e com ela veio uma leva de adolescentes e músicos muitos jovens, com letras animadas (sem grande profundidade), indistintamente falando de amor, amor, amor e amor… Como se o corpo dessa geração não tivesse fígado, estômago, pele, suor, sangue e cérebro!

Além dessa “hipossuficiência” criativa, vieram uma série de acessórios e roupas realmente extravagantes, talvez tentando sanar a falta dessa característica na música, ou quem sabe porque os expoentes desse dito “rock colorido” sejam patrocinados por fábricas de roupas.

O que importa é que esse termo acabou ocasionando um mal entendido quanto às cores do rock, fazendo com que se pense que esse estilo seja negro. O que não tem nada a ver!

Elvis Presley in Hawaii

O rock é colorido minha gente, não tenham dúvidas disso!!!

Sugiro que peguem apenas três dos maiores nomes do gênero: Elvis Preslei, Beatles e Rolling Stones.

Alguém se recorda dos filmes que Elvis fazia no Hawaii, tocando e cantando na praia, com camisetas floridas e colares havaianos? E para os jovens coloridos que possam estar lendo esse artigo: Sua majestade Elvis Presley é o “rei” incontestável e incondicional do rock!!!

Tomemos a maior e mais relevante banda de rock de todos os tempos, “The Beatles”, como outro exemplo claro da colocação do rock: Vejam o álbum “Sargent Peppers” e dêem uma olhada o quanto é colorida a sua capa. Outro de seus discos de destaque é o “Yellow Submarine” (e não “black” submarine!).

Capa do Álum Sargent Peppers

A gravadora dos Beatles era a “Apple”, uma maçã verde cortada ao meio. Isso é apenas um esboço das características visuais desta banda e sem contar todo o caleidoscópio psicodélico e colorido das viagens lisérgicas de suas músicas…

Finalizando, cito Rolling Stones, a banda de maior longevidade de todos os tempos, com 49 anos de carreira, e cujo símbolo é uma boca aberta com a língua de fora e em vermelho gritante! Uma das mais reconhecidas e famosas logomarcas da história da humanidade! Novamente sem contar de toda a riqueza musical, nada monocromática, dessa banda antológica e uma de minhas preferidas.

Logomarca Rolling Stones

Se descolorirem o rock, poderão ir para o metal, derivação mais pesada e realmente inclinada para

o negro. Mas não tenham medo de requerer as cores do rock, porque de “pálido” ele não tem nada, assim como essa “modinha” só tem essas cores nas roupas e erroneamente no nome!

As cores são do rock, nossas também e isso (historicamente) ninguém nos tira!

Que tenhamos um final de semana colorido e divertido, ao som dessas luminosas e vibrantes bandas aqui citadas!!!

.

Veja a página como no Opinião Jornal – JPG:

.

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=1226

2 comentários

  1. Simplesmente amei seu texto!

    É isso mesmo, tudo tem que ter sua cor, senão fica sem graça…

    Eu adoro me vestir assim também, e quando uso roupa preta, faço questão de colocar algum acessório colorido, nem que seja o sapato ou uma unha de cada cor, rsrs…

    Beijão

  2. Que o rock tem o estereótipo de ser negro e cheio de tas ah isso tem!

    Quem pensa em um roqueiro de beginho, sandalias franciscanas e colares de palha.

    É um estilo que foi atribuído aos apreciadores do estilo musical, talvez pela revolução que ele um dia representou no ‘mundo’ musical.

    É uma música envolvente, forte e robusta, com vigor.

    E o preto, convenhamos é democrático e disfarça que o cara suou, kkkkkk…

    Já pensou no James Hetfield, no Gene Simmons, no Dinho Ouro Preto de camiseta caqui?

    Com aquela pizza linda embaixo do braço?

    Penso que tudo tem um motivo prático para acontecer e justificar.

    E hj os mocinhos q andam coloridos e dizendo que tocam rock (nunca escutei), quem sabe não é uma alusão a essas bandas antigas que já foram tão coloridas…

    Puro Marketing! Será?

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.