O “Clube do Balanço”

Músicos do "Clube do Balanço".

Músicos do "Clube do Balanço".

Há bons anos, percorrendo a “Rodovia dos Bandeirantes” rumo a “São Paulo”, me cansei das músicas que tinha no carro, sintonizei a rádio comunitário da “UNICAMP” quando passava por “Campinas” e devido à baixa potência da emissora, nas subidas escutava uma música impactante e nas descidas apenas ouvia um ruído que literalmente “cortava o meu barato”.

Foi assim, até que resolvi parar o carro no acostamento ao alto de um morro e apenas pude ouvir a última frase (“Muito Incrementado”) daquela música maluca que misturava tudo e mais um pouco. Essas duas palavras eram a pista que eu tinha para tentar achá-la, tão logo voltasse para “Araras”.

Chegando aqui, digitei-as no “Google” e me deparei com inúmeras informações sobre uma banda que até então desconhecia, mas que já tinha CDs gravados e uma longa trajetória. Tratava-se do “Clube do Balanço”, um grupo que nasceu de forma despretensiosa, embora a sua música nada tenha dessa característica! (risos)

Composto por “Marco Mattoli”, na guitarra e voz, “Edu Salmaso” na bateria, “Fred Prince” e “Fumaça” nas percussões, “Tiquinho” no trombone, “Marcelo Maita” aos teclados, “Gringo Pirrongeli” no graves do contrabaixo, “Reginaldo Gomes” no trompete e “Tereza Gama” também nos vocais, esse “Clube” certamente é pra todo mundo, mas não é pra qualquer um! Colocação mais do que feliz feita pelo DJ paulistano “Cláudio Costa”!

A sonoridade do grupo saiu do caldeirão de fusões da periferia da cidade de “São Paulo” e condensando elementos aparentemente diversos, atingiu um alto nível de elaboração, conseguindo reunir o samba e o rock num único gênero, o “Samba Rock”.

Estilo feito pra dançar vem embalando multidões em shows realizados nos melhores palcos brasileiros e internacionais, e ao longo dos anos certamente já desfrutam do conceito de se tratar de uma das mais importantes bandas do cenário musical do país, muito embora a macro-mídia pareça sempre ignorar o que temos de melhor em nossa música…

Segundo “Marco Mattoli”, fundador e presidente do “Clube do Balanço”, a fusão com o rock acabou por funcionar como uma “pedra de roseta” para a sonoridade do grupo e nos festivais internacionais percebe-se que a miscigenação com o estilo americano, assim como com o soul, o funk e o pop internacional, acaba por tornar sua música mais absorvível para o público de outros países.

O certo é que a música que soa bem, dançante e de qualidade é sempre bem vinda em qualquer lugar e, tão logo fiquei sabendo da vinda desse “super show” para “Araras”, literalmente vibrei, porque realmente “é muito bom”!

Hoje, ao lado de grandes nomes como os originários do estilo; “Branca de Neve”, “Bebeto”, “Trio Mocotó”, “Jorge Bem” e “Luis Vagner”, o “Clube do Balanço” já se consolidou como grupo, como ótimos músicos e também como uma das relevantes representações musicais brasileiras no exterior!

Um desfecho muito além do esperado pelos componentes, quando da estréia do conjunto no bar “Grazie a Dio” em 1.999 em “São Paulo”, oportunidade em que se juntaram apenas para fazer um baile, subiram ao palco e a arte nunca mais lhes deixou descer!

Desta vez escrevo este artigo mais como um convite do que como uma dica, talvez até como uma convocação para os apaixonados pela “boa música”, porque às 21h deste domingo, “Araras” e região poderão ser embebidas por toda essa musicalidade no show que o “Clube do Balanço” realizará gratuitamente na “Praça Barão de Araras”!

Para os ansiosos (risos) e interessados, segue o site do grupo onde dentre diversos conteúdos, poderão ver e ouvir várias de suas músicas: www.clubedobalanco.com.br Também segue o “Twitter” do grupo: @clubedobalanco

Como sempre, desejo a todos um ótimo e revigorante final de semana, desta vez ao som do “Clube do Balanço”!

:: A seguir, um fantástico documentário sobre o “Samba Rock” e o “Clube do Balanço” ::

.

Veja a imagem da página publicada – JPG:

.

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=1631

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.