O Fantástico Projeto – “Playing For Change”!

Escrever sobre um projeto cultural que produz música de qualidade, promovendo uma forte inclusão social dos envolvidos, contribuindo para a profissionalização e geração de renda para eles, além de realizar uma grande difusão musical, educação social e interatividade entre as pessoas das mais diversas partes do mundo é pra mim, no mínimo “um enorme prazer”.

Falo do “Playing For Change”, que em seu 52º episódio, cada qual com um vídeo clipe que apresenta a regravação de uma música ou temas sócio-culturais contando a história do projeto, me surpreende “novamente” com uma releitura “visceral” de mais um clássico da música.

Desta vez eles regravaram “Higher Ground” do “Red Hot Chilli Peppers” com um arranjo tão plural quanto o elenco de músicos que participaram da música. Esta pluralidade é certamente a característica mais forte do “PFC”, que de uma forma muito inteligente, feliz e bem sucedida sabe percorrer diversos países identificando inúmeros músicos de talento e os recrutando ara contribuírem com seus instrumentos e ou mesmo suas vozes, dando ao projeto um som realmente “universal”.

Se tem alguma coisa que na atualidade mereça o título de “world music” é esse projeto, visto que as diferenças nacionalidades e a diversidade das linguagens musicais dos envolvidos, bem como os diversos instrumentos étnicos e folclóricos que são utilizados nos arranjos, realmente implementam uma sonoridade ímpar, rica e peculiar a todas as músicas que lançam.

Tudo teve início com a regravação de “Stand By Me” (imortalizada pelo John Lennon) e de lá pra cá, utilizando-se desde grupos de percussão de tribos indígenas, a músicos de rua e cantores de guetos de diversos países subdesenvolvidos, o “PFC” ganhou mais do que notoriedade, ele conquistou os ouvidos e as palavras dos críticos musicais, assim como os corações dos milhares de ouvintes de todo o mundo!

Desta forma, convido a todos não apenas para que ouçam mais essa fantástica releitura recém lançada, mas para que se cadastrem no “newslettes” ao entrarem no site do projeto e passem a receber comodamente todas essas fantásticas novidades em suas caixas de e-mail.

Segue o endereço do site do projeto para que acessem (www.playingforchange.com) e findo por deixar meus votos de que esse seja um ótimo final de semana, revigorante, divertido e ao som do “Playing For Change”!

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=1848

2 comentários

  1. Parabéns pelo post.

    Pena somente conhecer teu blog agora, mas como diz o ditado,”antes tarde do que nunca” não é mesmo?

    Conheci o Playing For Change em 2009 no blog de uma amiga, se tu leu meu post deve saber disso. Se tivesse lido teu blog antes, estaria sabendo da vinda do grupo…:(

    Fiquei sabendo do projeto do Traga seu Show só no dia 22/10, quando lí na Zero Hora.

    Sou controller de twitter e o twitter do projeto, aqui entre nós, é muito devagar, mas o pessoal, o público interessado, está correndo atrás, acho que vai dar para alcançar a meta.

    Foram 15 dias de prazo, mas a grande parte do pessoal só ficou sabendo do dia 22/10 em diante.

    Vou voltar aqui mais vezes, posso?

  2. Playing For Change virá ao Brasil agora no mês de Novembro.

    http://tragaseushow.com.br/1-playing-for-change-em-porto-alegre

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.