ExpoMusic 2011

Devido à globalização, o mercado musical é influenciado pela conjuntura mundial, tanto quanto qualquer outro setor e a importação de produtos industrializados para essa área é um fator ambíguo, porque ao mesmo tempo em que inibe a indústria nacional (que experimenta dificuldades em competir com os asiáticos), também municia os músicos e produtores com equipamentos e instrumentos baratos e de alta tecnologia, fomentando a produção musical.

Na cobertura que realizei na ExpoMusic deste ano pude observar quatro fatores interessantes:

O primeiro deles foi uma forte presença da música brasileira, traduzida pelos diversos expositores que ofereciam instrumentos de percussão voltados para atender nosso mercado interno. Portanto, não se surpreendam ao verem um pagodeiro tocando um tamborim “made in china”! (risos…)

Outro fator interessante foi a quantidade de editoras e publicações presentes na feira. As que estavam em 2010 continuaram e uma nova gama de periódicos se somou a elas, sinalizando com clareza que o volume de informações sobre música também cresceu, o que é muito positivo porque não queremos um mercado gigante, mas acéfalo! (risos…)

O terceiro ponto que pude observar foi um certo nivelamento superior quanto à qualidade de alguns equipamentos de áudio e instrumentos musicais, que passaram a ter fabricantes alternativos com menores preços que as marcas tradicionais, oferecendo ótimas ferramentas de trabalho a valores muito mais acessíveis. É o famoso BBB! Big Brother Brasil? Não!!! Bom, bonito e barato! (risos…)

O último ponto que me deixou particularmente feliz, foi a clara entrada de novos fabricantes nacionais apresentando produtos muito bem acabados e com altíssima qualidade. O leque vai de pedais e amplificadores para guitarra até a típicos instrumentos de percussão folclóricos e a aparição dessas novas indústrias que objetivam uma produção refinada é realmente muito positiva, porque infelizmente o Brasil não tem uma trajetória de “esmero” quando o assunto é a qualidade desses produtos. Tradição que precisamos mudar rapidamente, porque em contra-senso a ela, a nossa música é tradicionalmente boa, rica e reconhecida mundialmente.

Mas como nem tudo são flores… Obtive a informação de que o crescimento esperado para o ano passado não foi atingido porque seu ponto preponderante era a implementação da disciplina musical nas escolas, o que vem acontecendo a passos de tartaruga… Educar nossas crianças é prioridade, não é?

O restante da feira continua igual! (risos…) É a maior da América Latina, a quantidade de expositores e itens é enorme (tem de tudo e para todos os estilos), as atrações são incontáveis e várias delas excelentes e o público, esse sim é um espetáculo à parte! Com seus cabelos coloridos, tatuagens, piercings e roupas extravagantes dão o toque final à feira, fazendo com que o espetáculo feche com chave de ouro!

Quero fazer uma menção especial ao grande porte do stand da nossa conterrânea “L&L”, que hoje se destaca com clareza no hall dos grandes fabricantes nacionais de equipamentos de áudio.

Conversando com alguns amigos músicos de Araras fui informado que dois ônibus de excursão irão para a feira e faço conta de convidar a todos para que venham visitar a ExpoMusic 2011, porque ela é um testemunho concreto do quanto amamos a música e de toda a seriedade, profissionalismo e valores que esse setor recolhe!

Para maiores informações, segue o site da feira: www.expomusic.com.br

Que todos tenhamos um ótimo e musical final de semana!

Veja a imagem da página publicada – JPG:

.

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=1897

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.