«

»

out 14 2011

Imprimir Post

A revista digital “Guitarload”

Nesta publicação tenho o prazer de trazer uma dica super especial para os amantes de um dos mais expressivos instrumentos musicais de todos os tempos. Falo da guitarra elétrica, cuja versatilidade vai da sublime suavidade harmônica aos mais agressivos timbres distorcidos para bases pesadas e solos gritantes!

Trata-se de um instrumento tão rico e marcante que em meados do fim da década de 1960 (época dos memoráveis festivais de música da Record) chegou a haver uma passeata em plena “Avenida Paulista” (centro financeiro de São Paulo), onde os manifestantes protestaram contra a “invasão da guitarra elétrica” e dentre os zelosos pela “incorruptível brasilidade” estavam personalidades ilustres como “Jair Rodrigues”, “Elis Regina”, “Gilberto Gil” e “Edu Lobo”.

Ora vejam só… Além de não dar em nada e, salvo a “Elis” por conta de seu falecimento, me recordo de já ter visto todos os demais ao menos uma vez, com uma guitarra nas mãos! (risos…)

Outro fato indubitável, é que gêneros genuinamente brasileiros acabaram se apropriando dos recursos elétricos e hoje tais timbres eletrizantes também se encontram em conjuntos de pagode, sertanejo e diversos outros estilos musicais naturalmente nacionais.

Uma curiosidade sobre a história da introdução deste instrumento no Brasil, foi a invenção do “pau elétrico” realizada pelos carnavalescos baianos “Dodô e Osmar”, que muita gente acredita se tratar da primeira guitarra elétrica a ser construída no mundo! Como podem ver: Eta instrumentozinho porreta! (risos…)

Desta forma e guarnecido pela importância deste instrumento que mudou a música mundial, lhes apresento essa novidade que conheci na “Expo Music – 2011”, a revista digital “Guitarload” que há um ano vem publicando mensalmente ótimas matérias sobre exímios guitarristas, pautando a música dedicada à guitarra e também abordando os aspectos técnicos deste instrumento.

Querem mais uma deixa para esquentar ainda mais essa dica? Como o periódico é digital, seu conteúdo contém os textos e fotos usuais, mas por se tratar de um arquivo para computadores, a revista ainda oferece exemplos sonoros que ilustram seu conteúdo, a tornando um veículo áudio-visual! Legal, não é?

Mas para quem já estava achando bacana, informo que ainda tem mais uma peculiar condição… O download gratuito da revista é integralmente disponibilizado pela Internet! Aí sim, heim?! Ou seja, em poucos minutos qualquer pessoa pode entrar em seu site, pesquisar os assuntos que lhe interessam nos índices de todas as edições e baixar gratuitamente qual desejar! Após ter realizado o download (um arquivo executável para PC, Mac ou I-Pad) a revista passa a estar em seu computador e se pode acessá-la a qualquer momento, sem a necessidade de conexão com a Internet. Eu já baixei todas! (risos…)

Tanto para os guitarristas, quanto para os amantes da música, segue o endereço desta revista para que desfrutem amplamente deste primoroso veículo: www.guitarload.com.br

Novamente findo estas palavras desejando a todos um ótimo, musical, revigorante e “guitarrístico” final de semana, sugerindo a audição de Eric Clapton que acaba de realizar uma turnê pelo Brasil, lotando estádios com os mágicos solos de sua Fender Stratocaster!

Veja a imagem da página publicada – JPG:

.

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=1964

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Switch to our mobile site