Essencialmente Clapton! O novo álbum da lenda…

Eric Clapton

Parafraseando uma amiga, posso dizer que o repertório de Eric Clapton segue dentre “inéditas e inesquecíveis” e que seu 19º CD, lançado no final de setembro em vários países, reafirma os dotes “guitarrísticos” que o consagraram, mas que desta vez conta com interpretações vocais que nos discos anteriores costumavam ser mais tímidas.

Um exemplo disso é a releitura que Clapton fez da tradicional “Autumn Leaves”. Na canção ele quase sussurra ao microfone, dando ao clássico um tom de nostalgia e sugerindo apreciá-la durante um bom papo, uma partida de xadrez, uma dose de Whisky e um cachimbo para os tabagistas.

Mas não pense que a linha do álbum segue a melancolia! Há momentos bem animados com diversos blues “nervosos”, cujo ritmo intenso pede alegria e descontração, tudo sempre acompanhado de suas guitarras e violões inconfundíveis.

Eric tem no seu cartel como guitarrista participações em gravações ou shows com os Beatles, Dire Straits, Bob Dylan, Sting, Roger Waters (ex Pink Floyd), BB King, Bud Guy, Tina Turner, JJ Cale, Stevie Ray Vaughan, Jimi Hendrix, Phill Collins, Jeff Back, Sheryl Crow e Steve Winwood entre quase todos os demais imortais do rock e do blues. O último grande sucesso mundial que Clapton compôs foi “Tears In Heaven”, lançado no Acústico MTV em 1992, o que lhe rendeu, juntamente com a versão que fez de sua própria composição, Layla, seis prêmios Grammy, o Oscar da música.

Posso dizer, sem sombra de dúvidas, que a comunidade da música aguardava por um lançamento de Eric que também traria composições inéditas, e é sempre de se esperar os desdobramentos que isso possa desencadear, seja em termos de premiações, seja na inserção de mais uma canção para embalar bons e maus momentos. Uma trilha sonora para a vida.

O novo álbum leva como título seu sobrenome, Clapton, e pelas poucas músicas atualmente disponíveis para pesquisa é possível afirmar que o resumo da obra se manifesta pela prima qualidade! Algo sempre esperado quando se trata de Eric Clapton.

No site oficial do guitarrista (www.ericclapton.com) já se pode achar um playlist com algumas faixas completas e outras resumidas apenas para demonstração. Há também no MySpace (www.myspace.com/ericclapton) outras canções do álbum, opções para que os fãs de um do maiores guitarristas do mundo possam acompanhar as novidades que acabaram de sair do forno.

Enfim, agora os “Clapton-maníacos” poderão desenterrar seus tabuleiros de xadrez, organizar festinhas, ou simplesmente “plugar” seus fones de ouvidos para degustar o novo sabor que esse cookie musical (o CD) trará em cada mordida, sempre com a certeza de que nele haverá o já consagrado tempero das guitarras de Eric Clapton!

Veja como na revista – Eric Clapton / PDF

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=254

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.