Tulipa Ruiz – A artista que habita em “Tudo Tanto”!

Viva! Parabéns! Talvez essas sejam as palavras mais usuais nos cumprimentos quando do nascimento dos bebês… Desta forma, e depois de tê-lo ouvido incontáveis vezes, acho que finalmente tenho condições para apresentar-lhes o novo CD de Tulipa Ruiz, o recém-nascido álbum “Tudo Tanto”.

Projeto contemplado pelo Edital Nacional da Natura Musical, esse novo trabalho soa um pouco mais masculino que seu disco de estreia, o Efêmera. Quem assina sua produção é o guitarrista – e seu irmão – Gustavo Ruiz. Em diversos momentos há pitadas muito fortes e pontuais das décadas de 1960 (com elementos da tropicália, particularmente os timbres de guitarra) e da década de 1980 (através de efeitos eletrônicos).

Outro flerte bastante interessante é o da orquestração erudita, com uso de cordas e metais, sobretudo na 5ª faixa – Desinibida, que inevitavelmente remete o ouvinte aos áureos tempos da bossa nova.

Com letras bastante incisivas, arranjos e performances dignas de intensa dramaturgia e teatralidade, Tulipa Ruiz lança mão de seu amplo registro vocal pintando e bordando com sua maleável voz em vocalizações de agudos e vibratos impressionantes. Mas, ao mesmo tempo em que há todo esse destaque para a cantora, os arranjos vêm e vão em ondas de suavidade e intensidade denotando a liberdade que a produção e músicos devem ter tido para compor este álbum nitidamente construído em muitas mãos…

Outro elemento peculiar de “Tudo Tanto” é o acentuado psicodelismo e a experimentação marcante de algumas músicas, o que somadas às outras diversas características, finda por conduzir o ouvinte à uma viagem anacrônica que pode transportá-lo de um tranquilo passeio pela praia de Copacabana para dentro de um intenso filme impressionista alemão do final do século 19! Yeah!

Neste álbum, Tulipa Ruiz mostra nitidamente a determinação de abrir a boca e deixar sua voz transbordar da goela, expressando-se solta no ar e se permitindo falar ao seu tom e aos gritos, tudo o que suas ideias lhe pedirem.

Realmente é um CD feito para dizer algo, para passar um recado, para marcar presença, para não deixar barato, para fincar bandeira e para escancarar a artista que ali se encontra!

Interessou? Então podem comemorar, porque o download de “Tudo Tanto”, o novo álbum de Tulipa Ruiz, está integralmente disponível de forma gratuita em seu site (www.tuliparuiz.com). Viva!

 Veja a imagem da página publicada – JPG:

.

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=2622

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.