Perfil – Ultraje a Rigor

Já são mais de 30 anos (desde 1980) de irreverência e nada parece abalar a capacidade que o “Ultraje a Rigor” tem em extrair o bom humor, seja das boas venturas ou das desventuras.

O batismo do grupo foi resolvido pelo engano do amigo e guitarrista Edgard Scandurra em 1982, que ao não entender a pergunta de Roger (O que acha de ultraje?) lhe respondeu com outras duas: – Que traje? Traje a rigor? Pronto, o bom humor mais uma vez foi o fiel da balança!

Com “Inútil”, e muita tiração de sarro, deram seu quinhão de contribuição para com o processo de redemocratização do Brasil (em meados de 1984), cuja mais árdua etapa (a das “Diretas Já”) adotou essa música como hino. O duro é que apesar do transcorrer das várias décadas, ainda presenciamos a mesma inutilidade, mas agora; diante das urnas! Tem certas músicas que são sempre atuais…

Mas como diria um de seus contemporâneos, “o tempo não pára” (Cazuza) e os outrora travessos meninos de bermudas que pararam a avenida paulista no centro da cidade de São Paulo num show de rua em 1987, vieram continuamente trabalhando e lançando inúmeros álbuns, se reinventando ao longo de uma vida de acordes distorcidos e regurgitando as mudanças sob a forma de dezenas de músicas bem humoradas!

Eis a principal característica do Ultraje a Rigor e que em fidelidade aos primórdios do rock’n’roll da década de 1950, como Chuck Berry e Little Richards (nas palavras do próprio Roger), jamais deixarão de lado a boa e velha “diversão”!

Contudo, entretanto, todavia… Uma das coisas que realmente é capaz de trazer a seriedade às faces risonhas dos atuais e integrantes da banda; Roger – voz principal e guitarra, Mingau – contrabaixo e vocais, Bacalhau – bateria e vocais e,Marcos Kleine – guitarra e vocais, é o precário momento da produção musical que atravessamos.

Roger salienta que o cenário atual se fragmenta em lançamentos pontuais desta ou daquela banda, onde os conjuntos dificilmente conseguem compor uma “obra” no sentido amplo. Hoje não há mais a reunião de vários álbuns com dezenas de músicas, assim como faziam expoentes como Deep Purple e o Black Sabbath. Para Roger, a consistência artística é o ponto mais relevante para uma banda, o que faz com que a música sobreviva ao tempo e seja capaz de definir um estilo musical, assim como fez o Legião Urbana e ainda fazem o Titãs, Paralamas e o Lobão, por exemplo.

Aí vão as dicas do que não pode faltar nos iPods dos integrantes do Ultraje a Rigor: Para o baixista Mingau é imprescindível ter a música London Calling do The Clash, para o baterista Bacalhau, os sons sempre necessários são os do Red Hot Chili Peppers, para o guitarrista Marcos Kleine os obrigatórios são Steve Ray Vaughan e Ozzy Osbourne e para Roger nunca podem faltar Beatles e Beach Boys.

Formação atual:: Bacalhau (bateria) – Roger (voz e guitarra) – Marcos Kleine (guitarra) – Mingau (contrabaixo)

E já aproveitando a deixa dos garotos praianos acima, pode-se assegurar que eles definitivamente vieram para invadir as nossas praias musicais e que sua contribuição para com a atual geração órfã de grandes referências musicais é imprescindível, em grande parte por conta de estarem amplamente expostos em rede nacional como a banda oficial do programa Agora é Tarde, apresentado pelo humorista Danilo Gentili e exibido de terça a sexta-feira (às 00h) pela Rede Bandeirantes de Televisão.

Através de seu repertório o Utraje se consagra como uma banda que praticamente só tem hits e atualmente percorre grandes casas de shows com apresentações que reúnem seus clássicos mais do que consagrados como; Sexo!, Eu Gosto é de Mulher, Terceiro, Mim Quer Tocar, Vamos Invadir Sua Praia, Inútil, Pelado, Eu Me Amo, Ciúme, Zoraide, Marylou, Nada a Declarar…  E até a singela homenagem que Roger (ostentador de um Q.I. invejável de 172) fez para o grandioso tricolor paulista – Independente Futebol Clube!

Mas além de tudo isso, vale lembrar que todas as histórias reunidas nos mais de 30 anos da banda jamais poderiam caber em apenas um artigo e que houveram inúmeros outros episódios inusitados nessa longeva carreira; como a briga do irmão de Roger (Trovão) com um dos roadies do Peter Gabriel no último SWU, também houveram as nada talentosas participações desses encantadores rockstars no Rock Gol (programa descontinuado da MTV) e, são 24 títulos lançados pelo grupo, sendo seu último álbum o CD – “Ultraje a Rigor vs Raimundos” onde cada uma das bandas gravou 7 músicas da outra.

E para coroar toda essa história que ainda passa longe de acabar, a jornalista e escritora Andréa Ascenção recentemente publicou, pela editora Belas Letras, a “Biografia Ultraje a Rigor – Nós vamos invadir sua praia”, que conta com mais 100 fotos e 352 páginas para dar um amplo panorama sobre os 30 anos dessa banda de profunda importância na história do rock nacional.

Interessou? Então aí vai site oficial do Ultraje a Rigor (www.ultraje.com), que dentre todos os diversos conteúdos, tem todas as músicas disponíveis para audição, álbum a álbum!

Veja a imagem da página publicada – JPG:

.

 

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=2713

2 comentários

    • Leonardo Costa em 17 de outubro de 2012 às 10:38
    • Responder

    Vlw.

    Está aí uma das bandas que admiro desde minha infância.

    “Mais do que um bom banziado, nós queremos estar ao teu lado…”

    A década de 80 que produziu boas bandas.

    Hoje?!!! Só resta lixo…

    • San em 16 de outubro de 2012 às 05:39
    • Responder

    Legal Nando, tive o prazer de conhecê-los.
    Parabéns pela matéria!
    Abrasss

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.