Conheça o projeto “Tocar” – Ensino gratuito de música para jovens de escolas públicas!

Felipe Bueno – foto de Renata Castello Branco

O músico, cantor e instrumentista Filipe Bueno (que também é formado em Letras pela USP) vem desenvolvendo um projeto de cunho cultural, socioeducativo e que promove as inclusões artística e social de uma forma muito interessante!

Criado pela Casa da Música (escola que sedia a iniciativa e de propriedade de Filipe) e pela Árvore Cultural (empresa com amplo know-how na área de marketing cultural), o projeto “Tocar” ministra aulas gratuitas de música para jovens com idade entre 12 e 16 anos que estudam em escolas da rede pública de ensino e, para isso conta com o patrocínio da operadora de telefonia “OI” e com o apoio do Ministério da Cultura e Oi Futuro.

Os inscritos podem escolher entre diversos instrumentos ( violão, bateria, canto, baixo, guitarra, percussão e piano) e a meta para 2013 é a de atender cerca de 500 alunos que também participarão das gravações do DVD de Filipe, que salienta o seguinte: “A ideia central é olhar para música como um veículo de aproximação entre os jovens.”

Para chegar ao método de ensino aplicado às aulas ministradas pelo projeto “Tocar”, Filipe reuniu amplos aprendizados acumulados desde cedo; onde estudou piano popular, violão, baixo elétrico, bateria e guitarra. Seu mestre musical foi Luís Cavalcanti, baixista que trabalhou com renomados artistas (Filó Machado, Wilson Simonal e Negra Lee) e com ele aprendeu ritmos populares brasileiros e americanos, como o samba, baião, xote, afoxé, frevo, maracatu, funk e jazz. Posteriormente ainda fez o curso de Harmonia Funcional com o consagrado arranjador e professor Claudio Leal.

Filipe ainda explica: “O objetivo deste projeto é a iniciação destes jovens no universo musical, mas com um caráter coletivo e de inserção social. Pretendemos despertar talentos, naturalmente, além de ensinar música.”

Em 2010 Filipe lançou seu primeiro álbum, que se chama “Lançar no Mar” e dentre as dez músicas que o compõe, a sexta faixa (que leva o mesmo nome do CD) fez parte da minissérie “Antonia” da Rede Globo de Televisão. A sonoridade desse trabalho é delicada, suave e denominada como MPB/POP pelo próprio artista.

Uma das características que chamam muito a atenção nesse disco é seu primoroso projeto gráfico, cuja arte é assinada por Ding Musa (artista plástico e fotógrafo da Galeria Vermelho), que transforma o CD numa espécie de portfólio de cartões postais, com fotos de um lado e as letras acrescidas das cifras (acordes musicais) do outro. Muito bonito!

Atualmente Filipe está em fase de gravação de seu segundo álbum, sob a direção musical do maestro Ruriá Duprat e, vem cumprindo uma agenda de shows em espaços alternativos, como o Teatro da Vila, Centro Cultural B_arco, Café Paon e o Centro Cultural Rio Verde.

Interessou? Então para aqueles que quiserem conhecer melhor o trabalho musical de Filipe Bueno, seguem os endereços de seu MySapce (www.myspace.com/filipebueno) e de seu Facebook (www.facebook.com/filipe.bueno.7).

Para quem desejar se inscrever ou passar adiante essa iniciativa altruísta de ensino artístico-cultural-musical gratuito, o projeto “Tocar”, segue o e-mail para contato (producao@arvorecultural.com.br) e o site da escola “Casa da Música”, onde acontecem as aulas (www.escolacasadamusica.com.br).

Resto por finalizar com uma última colocação de Filipe: “Trata-se de um processo coletivo que dá abertura para a individualidade de cada aluno e para a sua expressão artística.”

Feliz por lhes trazer um projeto bem legal, novamente findo desejando a todos um ótimo, revigorante e musical final de semana!

Veja a imagem da página publicada – JPG:

.

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=2739

1 comentário

    • Beto Munhoz em 26 de outubro de 2012 às 07:13
    • Responder

    Luz no fim do Túnel !

    Parabéns ao Filipe Bueno pelo seu projeto.

    Aprender música exige disciplina e dedicação, e essas características são fundamentais em todos os segmentos de nossas vidas.

    Esse projeto com certeza não vai levar apenas conhecimento musical aos alunos.

    Também vai contribuir na formação do homem de amanhã, com caráter e comprometimento social.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.