O novo CD de Rodica – Blues In My Blood!

 

A tradução literal de “Blues In My Blood” é “blues no meu sangue”, o que já sinaliza se tratar de um trabalho visceral e intenso. Mas ao ir ouvindo suas 13 músicas para a pesquisa desse texto, fui encontrando algo que transcendia o próprio blues!

É impressionante quando uma obra nos surpreende com essa pompa e me arrisco a dizer que sem nenhuma sombra de dúvidas, o novo álbum de Rodica Weitzman reúne uma diversidade enorme de estilos, passando pelo psicodelismo, pelo legítimo funk e rock que intimamente percorrem todas as faixas, pelo jazz em momentos pontuais, o soul que parece inspirar os vocais de Rodica e obviamente, com uma forte raiz bem fincada no blues!

Mas ele ainda vai além das vertentes negras dos estilos norte americanos e em alguns momentos, lá está a nossa latinidade brasileira; intensamente cheia, instintivamente orgânica, pulsante, forte e muito legal!

A voz nervosa, afinada, bela e forte de Rodica é destacante no CD e para quem a conhece, parece contradizer a tez branca de sua pele e o azul celeste de seus olhos, porque vem com a força mais pujante do spiritual dos USA, do fundo das negras almas centenárias dos lavradores de algodão de New Orleans!

Outro ponto forte do CD – Blues In My Blood é o sincrônico trabalho do baixo de Ugo Perrota e da bateria de Beto Werther que formam os trilhos consistentes para que toda a musicalidade da banda possa deslanchar sobre uma base sólida e consistente, mas que em diversos momentos vêm para frente compondo enfáticas sequências de drum-in-bass. Muito bom!

O timbre do primeiro acorde da guitarra já é o suficiente para deixar claro que se trata de Otávio Rocha tocando! E o restante do álbum vai mostrando o quanto se é possível brincar com arranjos sobrepostos de violões e guitarras que se complementam e conversam entre si. Ora juntos, ora separados e migrando para a direita e para a esquerda na mixagem estéreo do disco, com vários recursos panorâmicos. Muito bom demais da conta! (risos)

Marco Tommaso nos pianos contribui com harmonias que integram dissonâncias à fórmula básica do blues (tônica, quarta e quinta), dando um toque de sofisticação ao resultado final da sonoridade do disco.

Os demais elementos e participações especiais vêm justamente para atuar como a cereja de um bolo, deixando ainda melhor o que já estava maravilhoso e nesse sentido ainda participam do “Blues In My Blood” o consagrado gaitista Flávio Guimarâes (do Blues Etílicos), os percussionistas Sérgio Pererê e João Hermeto, os reconhecidos cariocas Ricardo Werther e Álamo Leal, Julio Bittencourt Trio (com Juliano Bittencourt na bateria, Luciano Bittencourt na guitarra e BJ Bentes no baixo), Rogério Delayon na guitarra e banjo e o veterano Bruce Henri no contrabaixo acústico.

Para arrematar as considerações sobre o “Blues In My Blood”, resta dizer que se trata de um trabalho solo onde todos os instrumentos e instrumentistas têm seus papeis realçados, o que potencializa sua sonoridade, generosidade e postura que apenas se vê em artistas altamente gabaritados. Parabéns Rodica!

Interessou? Então seguem os endereços para que possam curtir o blues dentro de suas veias: www.rodicablues.com.brwww.myspace.com/rodicablueswww.deliramusica.com .

Veja a imagem da página publicada – JPG:

.

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=2753

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.