Lobão lança novo DVD – Lino, Sexy & Brutal !

Fotos: Nelson Mello / Rafael Castilho / Rui Mendes

Não tenham dúvidas! Esse Lobo morde, mesmo ao alto de seus importantes 35 anos de carreira dentro da música e rock brasileiros. Nesse trabalho ele abocanhou seu próprio repertório, mastigou, deglutiu e o regurgitou ao mundo pelo menos 15 vezes melhor do que qualquer de suas músicas já tinha sido anteriormente! Frisa Lobão nos extras de seu novo DVD.

Gravado num show memorável e antológico no Citibank Hall em 01/10/2011 e lançado recentemente no dia 05/10/2012 numa segunda apresentação notável e inesquecível, esta no Cine Joia também em São Paulo, este grande artista nos brinda com o DVD – “Lino, Sexy & Brutal”!

Naquele primeiro show, as milhares de pessoas de seu público, sua banda, convidado especial e si mesmo; visivelmente se esbaldaram numa performance de mais de 3 horas, com direito a 4 bis e 35 músicas! Tendo visto seu DVD dezenas de vezes (para pesquisar e curtir) encontrei a mesma energia, densidade e intensidade que ao vivo, mas agora registradas e eternizadas em alto e bom som!

E por falar em som… Lobão salienta se tratar da primeira produção fonográfica por ele assinada integralmente, sem interferências de produtores e gravadoras e complementa que em 35 anos de carreira só agora isso foi possível.

Também reitera que é uma imensa felicidade ter feito esse DVD/CD porque considera uma declaração de alforria e que independe se irá fazer sucesso, porque finalmente pôde ouvir suas músicas como sempre quis!

Lobão ainda diz mais: “Esse disco é o que eu entendo por música popular brasileira que eu gostaria de ouvir!” – “É óbvio que o rock é predominante, mas se as pessoas tiverem um pouco de atenção, verão que Vida Bandida e Vamos para o Espaço são sambas.” Por fim, ele destaca algumas de suas influências brasileiras como a bossa-nova, samba de partido alto, baião e outros elementos que se somam ao seu trabalho.

Para quem possa achar seu rock desprovido de brasilidade, sugiro que procurarem (na Internet) os vídeos de sua apresentação no Rock in Rio II, onde a agressividade reacionária do público metaleiro chegou ao palco interrompendo a apresentação do mais do que roqueiro Lobão, por conta de ter levado a bateria da Mangueira para o gran finale de seu show de rock plural e multifacetado!

Retornemos ao DVD… Das 19 músicas extasiantes recém-gravadas, 17 são clássicos de sua carreira que receberam novos arranjos viscerais (não necessariamente mais pesados) e que repito em concordância com o próprio Lobão: Superaram os já fantásticos originais, ou seja: Trata-se de um álbum imprescindível para quem já conhece seu trabalho e talvez a melhor alternativa para apresenta-lo a quem ainda não o conheça!

A décima faixa, Das Tripas Coração, recebe seu 1º registro num disco e é sem dúvida um dos pontos altos do DVD, porque foi um de seus últimos lançamentos, junto com sua biografia 50 Anos a Mil e apenas disponibilizada para download gratuito, mas todo o público já a cantava com plena intimidade. Sem dúvida sua alcateia é extremamente fiel!

Outro ponto forte do DVD é a regravação que Lobão faz do clássico do rock brasileiro, Ovelha Negra (faixa 11), música que recebe a participação mais do que especial do lendário guitarrista Luiz Carlini, que foi o arranjador original dessa canção em 1.975, onde fez um dos mais notáveis solos já gravados no Brasil!

Essa frase não está no DVD, mas lembro-me que ao convidar o guitarrista para adentrar ao palco, Lobão diz ao público que gostaria de ter solos assoviáveis (de tão marcantes) em suas músicas, enaltecendo as belas linhas melódicas compostas por Carlini na guitarra.

Carlini complementa: “Fiquei muito feliz em ter participado de um documento tão bem feito do rock brasileiro.” – Ele também considera uma vitória a gravação de Ovelha Negra por Lobão, tanto em função da vida do artista (que fecha com a letra da música), quanto pela fábula do lobo e da ovelha (diz rindo).

Confiram o que sua banda, equipe e os produtores do DVD têm a dizer:

O baterista Armando Cardoso acrescenta uma marcação de peso com viradas precisas e diz que o DVD atingiu o resultado que a banda buscava, até ultrapassando suas expectativas por ter sido gravado unicamente durante aquele show!

Nota: É comum DVDs ao vivo terem trechos posteriormente refeitos em estúdio para correções.

Duda Lima (baixista e backing vocal) fala sobre o capricho em todos os detalhes da produção e manifesta descontraidamente que o bom mesmo é tocar com o “cara”! Referindo-se ao Lobão.

André Caccia Bava (guitarrista e backing vocal) comenta que mesmo ao ouvir o material bruto já se via um denso caldo musical!

Para o fotógrafo e diretor do DVD, Rui Mendes, Lobão é o artista mais importante da geração dos anos 1.980 tanto pela obra, quanto pelo discurso.

Cristiano Winter (também diretor do DVD) diz ter sido muito gratificante trabalhar com um artista dessa envergadura na música brasileira e expressa sua felicidade pela liberdade artística que teve na produção do vídeo.

Byra Dornelles, produtor de shows, diz que foi um trabalho de garimpagem, com uma burilada busca de timbres em amplificadores, microfones e na acústica. Por fim, brinca dizendo que é um DVD “paudurecente” segundo diria o mestre Lobão! (risos)

A produção executiva é de Regina Lopes e vale ressaltar que Lobão participou intimamente de todas as funções do projeto, sendo que sua realização é da Universo Paralelo (sua produtora), o selo do DVD é a Deck Disc (www.deckdisc.com), as produtoras de áudio são a Loudness (www.loudness.com.br) e a Animal Estúdios (www.animalestudios.com.br), a de vídeo é a Sete18 (www.sete18.com), a mixagem é de Maurício Cersósimo (www.mixnova.com.br) e para fechar com chave de ouro, todas as músicas foram masterizadas em Abbey Road (www.abbeyroad.com – estúdio inglês onde os Beatles gravavam).

Para Lobão, à partir dos anos 1.950 o fundo musical do planeta é o rock’n’roll e nada melhor do que uma obra recém lançada com clássicos rejuvenescidos de um consagrado artista, que se encontra em sua melhor forma, para “sacar” as reais sensações que só o bom e velho rock’n’roll pode oferecer!

Por essa e tantas outras, é que venho lhes trazer o DVD – “Lino, Sexy & Brutal” de Lobão (www.lobao.com.br)! Aúúúúúúú… (risos)

Veja a imagem da página publicada – JPG:

.

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=2761

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.