Guto Goffi – Música para Alimentar o Corpo e a Alma!

Originário de uma das maiores e relevantes bandas da história da música popular e do rock brasileiros, o Barão Vermelho, o baterista Guto Goffi acaba de lançar o CD autoral “Alimentar”.

Vale lembrar a trajetória inicial e memorável desta banda ao lado do poeta já falecido, Cazuza, mas como o tempo não para e mesmo sem pódios de chega, nem beijos de namorada o Barão se reergueu para trilhar seus próprios caminhos musicais e se consolidar com um forte protagonista no cenário musical brasileiro!

Tendo começado a ser gravado no ano de 2005, o álbum “Alimentar” apenas foi concluído 6 anos mais tarde e nesse período Guto veio a descobrir e redescobrir suas composições para dar vazão aos seus lados cantor e produtor.

Outra característica bastante peculiar do disco são suas inúmeras participações especiais, sendo que somei aproximadamente vinte ao todo.

Doze delas são dos ilustres músicos a seguir: Tico Santa Cruz, Renato Rocha, João de Aquino, George Israel, Dadi Carvalho, Mimi Lessa, Nani Dias, Dé, Maria Hernandez, Carlos Negreiros, Cesar Brunet e Leonardo Rocha.

Outras quatro são de amigos que já não estão mais entre nós, mas que agora encontram-se imortalizados nesse trabalho: Rodrigo Netto (Detonautas) Don Chacal, Mestre Humberto e o produtor e amigo Zeca Jagger (Ezequiel Neves) que tem a música “Oração” a ele dedicada.

Por fim, o “Alimentar” convidou os Barões originais à mesa para sentar-se juntos e cozinhar mais um bom caldo musical, o que acrescenta mais quatro nomes de peso (Frejat, Fernando Magalhães, Rodrigo Santos e Maurício Barros) à esta produção já composta por quase toda a história do rock nacional!

Voltemos ao início… O pontapé inicial deste trabalho foi a música “No Coração das Palavras”, composta por Guto e Rodrigo Netto, a primeira canção a ser gravada (em 2005). Mesmo antes de realizar as pesquisas para redação deste artigo, ela me chamou a atenção por sua beleza, profundidade e arranjos com vocalizações indianas e cítara. Desta forma, passo a reproduzir um trecho de sua bela poesia: “Mas se quiser me encontrar, não chegue na hora errada… Sem coragem, não tente. Nem pense em seguir a estrada!”

Este álbum caminha entre inúmeras influências e estilos musicais, indo de uma suave bossa nova, o que eventualmente nos remete ao Toquinho, passando por calientes pitadas de salsa, pelo rock, balada, samba, música indiana, funk, MPB, Valsa francesa e até mesmo ao tango; caso da 6ª faixa, “O Último Beijo”, cujo bandoneon argentino anacronicamente somado à pesadas guitarras metaleiramente distorcidas acabam por compor um tango fusion à lá Astor Piazolla. Como fico feliz em citar esse mestre num artigo! (risos)

Outra destacante música deste trabalho é a “Nosso Groove”, que apresenta uma empolgante sequência instrumental da boa “batucada”, porque sendo o disco de um baterista, jamais poderia faltar a tão brasileira percussividade a esse caldeirão musicai!

Por fim, resto por dizer que jamais caberiam todas as possíveis considerações sobre as numerosas 22 faixas deste álbum, porque elas vêm acrescidas dos mais de 30 anos da brilhante carreira de um músico plural, tais quais as diversas influências que permeiam, com muito bom gosto, todo o repertório do CD “Alimentar”!

Sim, podem apostar que o poeta está vivo e com muita fúria e folia vem para alimentar corpos e almas.

Interessou?! Então desfrutem desse amplo e profundo trabalho através do site oficial de Guto Goffi: www.gutogoffi.com

Novamente me despeço desejando a todos um ótimo, revigorante, divertido e musical final de semana!

Veja a imagem da página publicada – JPG:

.

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=2777

1 comentário

  1. Divulgação – CD – Guitarrista Carlos Quefrem
    Disponível! Algumas Faixas completas! Vai lá baixar Abrs.
    Faixa completa no link:
    http://www.cdbaby.com/cd/carlosquefrem

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.