Confiram o que rolou no Krocfest 2012!

Montagem com fotos de Ricardo Palmieri, Gustavo Arrais, Nando Pires e Fátima Cavalcanti Ottaviano.

Conforme noticiei no artigo da sexta-feira da semana passada, nesse dia 04/12 aconteceu o 10° Krocfest, evento anual que reúne a nata do blues paulistano em shows antológicos e dezenas de participações mais do que especiais ao propósito altruísta da ajuda comunitária, que no caso específico refere-se aos donativos de alimentos que a organização do festival realiza para a Casa Amor ao Próximo (que assiste à crianças carentes de Guarulhos/SP – www.casaamor.org).

A apresentação do espetáculo ficou por conta do ator, cantor, guitarrista e músico Ricardo Corte Real, que mesmo diante do tom solene das inúmeras homenagens ao querido amigo falecido no início deste ano, Cláudio Camargo (idealizador do festival), fazia retornar o espírito festivo com histórias e tiradas espirituosas que só uma noite de blues pode trazer.

A banda base desse ano era composta por uma verdadeira constelação musical; nas guitarras estavam Marcos Ottaviano (The Teacher – apelido concedido por Ron Wood do Rolling Stones) e  André Christovam (o Papa do Blues brasileiro). O piano ficou por conta de Adriano Grineberg, um “monstro” dos improvisos que enriquece suas harmonias com belíssimas dissonâncias jazzísticas. Na cozinha os temperos eram algo parecido com o “alho e a cebola” ou com a “salsinha e a cebolinha” ou ainda com o “arroz e o feijão”, inseparáveis, perfeitos em conjunto e justíssimos em sua composição harmoniosa. Para esta apetitosa descrição, refiro-me ao espetacular baterista Paulinho Sorriso (que também traz a brasilidade para o blues) e ao pulsante e preciso baixista, Andrei Ivanovic.

Como se não bastasse esse pesadíssimo time, o Krocfest ainda reuniu mais 21 blueseiros que representam grande parte dos expoentes desse gênero no Brasil, são eles: Amleto Barboni, André Christovam, André Youssef, Anete Santa Lucia, Big Chico, Bruno Sant’anna, Celso Salim, Dadá Cyrino, Duca Belintani, Edu Gomes, Fábio Pagotto, Flávio Prieto, Je Lima, Kiko Moura, Kim Khel, Ricardo Côrte Real, Norba Zamboni, Sérgio Duarte, Theo Werneck, Júnior Moreno e Vasco Faé. Entre cantores, guitarristas, baixistas, pianistas e guitarristas, cada uma dessas participações especiais trazia uma identidade própria e particular que acrescentava ainda mais musicalidade ao já repleto e transbordante show de Blues.

A realização do evento é de responsabilidade da Krocodille POP – www.krocodillepop.com.br (sob o comando de Vicente Di Nardo), a direção musical foi de Marcos Ottaviano e de André Christovam, o local para esta edição foi o Ton Ton Jazz” (www.tonton.com.br), bar que fica na Alameda dos Pamaris nº 55 em Moema – São Paulo-SP e a entrada foi de 3kg de alimentos não perecíveis. Todos os músicos abriram mão de seus cachês (como em todas as edições anteriores) e além dos alimentos recolhidos junto ao público na portaria do show, ainda houveram substanciais donativos por parte de empresas apoiadoras.

Aí está o exemplo de uma fantástica iniciativa sociocultural, que junta o útil ao agradável e que já se tornou indispensável ao calendário artístico-musical da cidade de São Paulo.

Parabéns a todos que contribuíram para essa feliz realização e que os frutos desse bom trabalho sejam fortes, longevos e profundos!

Novamente findo por desejar um ótimo, divertido, revigorante e muito musical final de semana!

Veja a imagem da página publicada – JPG:

.

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=2798

2 comentários

    • Rita de Cassia Santos em 8 de dezembro de 2012 às 18:25
    • Responder

    Sensacional porque foi emocionante.

    Emocionante pq foi sensacional!

    EEE que música lindaaa!

    • Beto Munhoz em 8 de dezembro de 2012 às 09:51
    • Responder

    Deve ter sido muito bom. Deu até vontade de assistir novamente o DVD “A História do Blues”, de Martim Scorsese.
    Parabéns a todos !

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.