Feliz Ano Novo!!!

Feliz Ano Novo - Nando Pires

Primeiro gostaria de desejar a todos um feliz ano novo, visto que o Brasil só começa mesmo (com força total) depois do carnaval!

Sim, essa pauta se trata de um ditado antigo e de um hábito anual meu, mas esse argumento nunca foi desmentido, então deve ser verdade…

Desta forma desejo profundamente apenas duas coisas a todos nós, ao nosso país e até para o mundo inteiro: Felicidade e prosperidade! Acho que isso pode bastar para qualquer um, em qualquer lugar.

E como ainda parece pairar a ressaca carnavalesca sobre o ânimo geral, vou apenas aquecendo os tamborins, ou melhor: “Desaquecendo” os tamborins para na semana seguinte passar novamente a indicar bons trabalhos musicais, visto que gostaria imensamente de que essas dicas possam ser melhor e mais acolhidas pela maior quantidade de pessoas.

Para mim, a maior parte das melhores músicas e músicos brasileiros encontram-se na “independência” (sem contratos com gravadoras), ficando livres quanto à criatividade, mas muito dependentes de espaços que se dediquem a cuidar verdadeiramente da “música” e não de fazer “colunismo social” de famosas celebridades.

Em todo o caso, quero reiterar que tem de haver ética no trabalho jornalístico e que recentemente uma história inescrupulosa envolvendo um dos maiores grupos da atualidade, uma das maiores revistas brasileiras e um dos imortais do rock nacional, me deixou pasmo.

Quero alertar ao público que eventualmente são montadas verdadeiras “arapucas” por parte de jornalistas antiéticos, o que colocam veículos sérios em exposição à situações meramente pejorativas e difamatórias, os afastando de um jornalismo profundo, bilateral e argumentativo.

Crítica musical tem de ser séria e bem pautada, não pode e nem deve ser panfletária e se dar ao simples papel publicitário! Revistas e jornais não são cartazes, nem flyers!

Mais do que isso! Ao se pautar com antecipada animosidade esse ou aquele trabalho ou artista, “nunca” se deve ir à casa dos mesmos, beber de seu café, sorrir com a boca e os dentes para ardilosamente se municiar de argumentos, informações e imagens oferecidas com boa fé, para posteriormente prosseguir com um projeto vexatório!

Aqui faço uma moção de repúdio a todos os profissionais da comunicação que por ventura se utilizem de meios antiéticos e enganadores para montar “verdades” convenientes e expô-las publicamente para prejudicar terceiros, ou mesmo para satisfazer seus egos!

Dado que não entrei em contato com as partes envolvidas nessa infame matéria, procurei preservá-las guardando suas citações, para distanciar da má conduta essas nossas linhas habituais! Mas na época, há aproximadamente 20 dias, houve imenso mal estar.

Esse tipo de conduta culmina por afastar os artistas dos jornalistas e por consequência do público, além de prestar o desserviço de corroborar a ideia de que a “crítica musical” é somente um instrumento para se “falar mal”. Assim não dá, Bionicão! (risos)

Também desejo muita música para esse ano e posso assegurar que a agenda para 2013 está à pampas, repleta de grandes, médios e pequenos eventos, mas com grande musicalidade! Bora aproveitar, que tá bem legal, mesmo!

E novamente findo por desejar a todos um ótimo, revigorante, divertido e muito musical final de semana!

Veja a imagem da página publicada – JPG:

.

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=2898

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.