Conheçam o trabalho do “Tritono Blues”!

Tritono Blues

No dicionário “Aurélio”, definição de trítono é a de “intervalo dissonante constituído por três tons” e esse efeito resulta numa das mais complexas dissonâncias possíveis na música ocidental.

Para os músicos, basta tocar uma nota Fá e acrescentar um Si para incorrer no que foi proibido pela Igreja Católica por séculos e pisar na que eles já chamaram de “a nota do diabo”! (risos)

Contudo, grandes compositores empregam esse recurso dissonante por conta da tensão e movimento musicais que ele produz e uma das peças mais famosas do mundo, composta por um dos maiores mestres da história da música explora amplamente os trítonos: Estou falando da 5ª sinfonia do imortal “Ludwig Van Beethoven”!

E aqui temos quatro ganchos para falar da banda paulistana “Tritono Blues”:

O primeiro é o do “movimento” que esse grupo vem imprimindo em sua carreira e demonstrando um arrojado crescimento, já tendo participado de entrevistas em respeitados programas de grandes emissoras de rádio e TV. Além do reconhecimento de crítica, o “Tritono Blues” também vem tocando em grandes palcos, tanto em eventos fechados (para grandes empresas), como nos bares da vida, mantendo-se sempre em contato com todo o público que quiser desfrutar de uma boa música!

O segundo ponto é o da “tensão” que o trítiono (como recurso musical) imprime, mas que no caso da banda – “Tritono Blues” é o contrário! Ou seja: Se você quiser “aliviar a tensão” do dia-a-dia e se embalar ao som do blues, do soul e da latinidade que o repertório do grupo percorre, pode procurar suas datas de shows ou seu primeiro álbum, que certamente lhes serão ótimas companhias para bons momentos!

Falando nisso… Esse CD chama “Groovin”, foi lançado em 2008 e dado à sua ótima receptividade obteve o convite da gravadora “Edições Musicais 2001” para ser relançado esse ano. Ainda para 2013 deverá sair o 2º álbum da banda, que foi gravado no ano passado e chama “Mojito do Bom”. Esse novo disco conta com a participação do requisitado engenheiro de som, ganhador de vários Grammys – Luis Paulo Serafim e me comprometo a pautar o lançamento desse CD para vocês!

Mas voltando aos “ganchos” para falar do “Tritono Blues”; o terceiro fica por conta da histórica lenda de “Robert Johnson”, que após ter saído de sua terra natal tocando guitarra de forma comum, faz um pacto com o diabo numa encruzilhada (há quem acrescente que ele tenha passado uma cobra por entre os dedos) e ao retornar (logo), vem tocando de forma inovadora e muito, mas muito virtuosa. O que surpreende a todos os músicos conterrâneos. Assim, “Robert Johnson” praticamente incendiou o cenário do blues e o difundiu amplamente para o mundo inteiro. Quem se interessar por essa história, pode alugar o filme “Crossroads” (cuja tradução é “A Encruzilhada”) e que recebe uma trilha sonora brilhante, assinada pelo genial “Ry Cooder”!

Por último, temos o próprio nome do grupo que se reporta ao fato de serem três componentes e que de forma dissonante das usuais, se distancia da tradicional composição dos powers trio, que comumente vêm com baixo, guitarra e bateria. Assim, o “Tritono Blues” se apresenta com o virtuoso gaitista “André Carlini”, que é coordenador do departamento de harmônica no EM&T e, ora traz a sonoridade agressiva das guitarras distorcidas em solos virtuosos, ora reproduz as linhas melódicas de metais nos arranjos da banda.

Os teclados ficam por conta de “André Youssef”, pianista e organista que toca com “Nasi” (da banda Ira!) e faz todas as linhas de contrabaixo com a mão esquerda, enquanto se desdobra com as harmonias e fraseados do blues e do jazz com a mão direita! Pode-se dizer que esse cara realmente tem os dedos leves, mas no bom sentido! (risos)

E para fechar o trio, está “Bruno Sant’anna” que traz uma voz de timbre grave, mas com muita ascensão aos agudos (o que é bem legal) e ainda toca dois cajóns, um mais grave e outro mais agudo, fazendo o papel que uma bateria desempenharia nas músicas.

Isso é muito interessante, porque ao assisti-los vê-se um grupo com uma formação bastante inusitada, diferente e interessante, mas ao ouvi-los, escuta-se uma música fluida, bem arranjada e com todas as nuances que se espera de um grupo do bom e velho blues and soul!

Interessou? Então está fácil, porque o “Tritono Blues” está amplamente colocado na Internet e ao acesso de apenas um “click”!

Seguem seus canais oficiais:

Site: www.tritonoblues.com.br
Facebook: www.facebook.com/tritonoblues
SoundCloud: www.soundcloud.com/tritonoblues

Por fim, novamente desejo a todos um ótimo, revigorante e muito musical final de semana, desta vez ao som do “Tritono Blues”!

Vejam a imagem da página publicada – JPG:

.

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=2905

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.