Barão Vermelho, 30 anos e “+ 1 DOSE”!

GOSTEI DESSA FOTO

Saudações aos que têm coragem, aos que estão aqui pra qualquer viagem!

Com guitarras em punho, swing e sangue bom, o Barão Vermelho apresenta sua nova tour, que recebe o nome de “+ 1 Dose” numa óbvia menção ao sucesso “Por que a gente é assim?”, composta por Cazuza, Roberto Frejat, Ezequiel Neves e lançada em 1983 no álbum “Maior Abandonado”.

Durante as pesquisas para a escrita desse artigo, assisti a vários vídeos dessa turnê que teve início na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro, e vem circulando pelos os melhores palcos de todo o Brasil. A tônica é a “explosão” constante do público e a reação imediata diante de todos os gestos roqueiros da banda! Intensidade, força e atitude, ou seja: Rock’n’Roll!

Contudo, o Barão Vermelho é certamente uma das bandas que não renega os outros estilos, principalmente o blues (pai do rock), que sempre esteve presente desde o primeiro disco do grupo, lançado em 1982 e que tem o mesmo nome da banda.

Além de todo o memorável repertório autoral, o Barão também já flertou com músicas dos Stones, Raul Seixas, Ângela Ro Ro, Cazuza, Erasmo Carlos, Caetano Veloso, Bezerra da Silva e mais uma porção de pérolas musicais que em suas mãos sempre soam de uma forma mais “rock”.

Em “+ 1 Dose”, as presentes guitarras de Fernando Magalhães e de Roberto Frejat soam altas (como deve ser!). Os ritmos latinizados do baterista Guto Goffi em conjunto com o percussionista Peninha vem o tempo todo nos lembrar de que o Barão é nosso! Do “nosso” Brasil! O contrabaixo pulsante de Rodrigo Santos alimenta ainda mais esse caldeirão rítmico que passa pelo dançante rock’n’roll, pelo swing do blues e do rockabilly e vai buscar até a salsa caribenha.

O tecladista Maurício Barros (integrante da formação original da banda) também vem para abrilhantar os arranjos, costurando dissonâncias e efeitos às guitarras distorcidas e o baixista Dé Palmeira, também integrante da primeira formação, faz uma participação especial. Momento em que se reúnem as formações original e atual, “ao vivo”! Certamente um dos pontos altos do show é o improviso de bateria e percussão que, literalmente, bota o povo pra sambar no meio do rock. Afinal, os caras são cariocas! O formato do espetáculo apresenta o repertório em blocos, os quais vem com 2, 3 ou 4 músicas emendadas e vai deixando o público cada vez mais aquecido até que tudo vira uma grande festa!

Vamos recordar um pouco…

De 1982 até 1985, o Barão Vermelho contou com um dos maiores poetas da moderna música brasileira em seu time: Cazuza, falecido em 1990. Outra pessoa que transitou de forma relevante pela sua história foi o produtor musical Ezequiel Neves (falecido em 2010), apelidado de Zeca Jagger por ser fã confesso de Rolling Stones. Foi ele o responsável por descobrir a banda em seu início.

A importância desses dois “dinossauros” da música é imensurável, tanto para o Barão quanto para a música brasileira. O desdobramento mais do que feliz dessa tour, que vem para comemorar os 30 anos do lançamento do 1º álbum, é a sua reedição digital e em CD (que originalmente era em vinil). Para isso, todo o disco foi remixado e ainda houve a adição de bonus tracks: a faixa “Nós”, o segundo take de “Por Aí” e a inédita “Sorte ou Azar”, que vem com a voz de Cazuza (gravada na época) somada à instrumentação recém colocada pela banda, que substituiu a original.

Frejat disse em entrevista ao Diário de SP (publicada em 06/12/12) que a Som Livre lhes deu acesso às fitas originais e que essa música estava lá, “intacta”. Ele também lembrou que ela ficou de fora do 1º disco por ser um blues, visto que os produtores Ezequiel Neves e o Guto Graça Mello queriam uma sonoridade mais urgente para àquele disco.

Esse novo CD ainda traz a versão em espanhol de “Down em Mim” que é comercializada exclusivamente no formato digital. É mole?!

Guto Goffi complementa (em entrevista cedida ao Multishow no dia 08/12/12, no Credicard Hall em São Paulo) que os 30 anos de carreira passaram tão rápido que pareceram 3 segundos, mas que esse parco tempo no rock, podem ser 30 ao até 300 anos de tanta intensidade.

Desta forma, a turnê “+ 1 Dose” recoloca o Barão Vermelho nos palcos (estavam de recesso desde 2007) e é visível o “tesão” desses caras por estar fazendo o que mais gostam: Tocando o bom e velho Rock’n’Roll!

Revisitar a obra desta banda é uma viagem no tempo, cheia de segredos de liquidificador, com todo mundo pensando e dançando, juntos e misturados nos estados imaginário e real da felicidade, onde certamente seus bons amigos estão no público e suas músicas são puro êxtase!

Interessou?! Então segue o site da banda (www.barao.com.br) e a fan page oficial da tour no Facebook (www.facebook.com/tourmais1dose).

Veja a imagem da página publicada – JPG:

.

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=2934

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.