Confiram o que rolou no 3º Paraty Latino 2013!

Confiram o que rolou no 3º Paraty Latino - by Nando Pires

No último final de semana (de 04 a 06/10/2013) aconteceu a terceira edição do festival internacional de música, o Paraty Latino.

Como o próprio nome já diz, a tônica dos estilos musicais que imperaram no evento foram as músicas latinas brasileiras, caribenhas e sul-americanas, todos com intenso foco nas percussões, o que faz dessas músicas as mais calientes e dançantes possíveis!

O público esteve presente a todo instante, tanto nos buskers (shows de rua) que aconteciam na parte da manhã e início da tarde, quanto nos shows dos palcos montados em frente às históricas igrejas de Paraty.

As apresentações de rua receberam o trio brasileiro de violões de “Luis Stelzer”, o duo composto pelo espanhol “Enric Armengol” com o uruguaio “Jonathan Andreoli” e o grupo instrumental “La Soleá” (composto por dois violonistas e um percussionista que usava um cajón).

No frondoso espaço da Igreja de Santa Rita, a programação teve início às 16h horas e sempre com duas apresentações seguidas. Nele se apresentaram o grupo uruguaio de violões e percussão “La Soleá” (com um estilo à lá flamenco) e também houve o show da cantora argentina “Maria Paula Godoy” que fez o público levantar com interpretações calorosas de sua voz grave. No segundo dia, o brasileiro “Yamandu Costa” literalmente “quebrou tudo” com sua explêndida técnica de violão virtuosa e um repertório bastante intenso. Fechando as apresentações deste palco, o cubano “René Ferrer” colocou todos os milhares de espectadores para dançar ao som do pulsante ritmo da salsa.

No principal ponto do Paraty Latino, o palco da Igreja Matriz, houve a aglomeração salutar de milhares e milhares de pessoas em todos os seus 3 dias de programação. Na sexta-feira houve a apresentação do “Paralamas do Sucesso” (que abriu o festival) e logo após tocou a banda “Kaduna”, que fez um tributo ao mundialmente renomado guitarrista, “Carlos Santanta”, que recebeu a participação especial de “Tony Lindsay” (vocalista da banda original do lendário guitarrista). Mas a surpresa foi que “Herbert Viana” (cantor do Paralamas) se emocionou nos camarins e subiu ao palco para fazer uma jam session (não programada) com o “Kaduna”, o que incendiou o público!

Entre as apresentações do palco da Igreja Matriz, a “Cia Tribo de Dança” realizou demonstrações interativas para todo aquele público e também foi fantástico ver aquelas milhares de pessoas dançando em conjunto e de forma sincronizada! No primeiro dia do evento, eles também ministraram um workshop de dança para os alunos da “Cia Dança e Arte” da cidade de Paraty.

No sábado, aconteceu a apresentação do porto-riquenho “Edsel Gomez”, virtuoso pianista de jazz que fez um show mais intimista e muito musical. Logo após entrou a banda maranhense, “Criolina”, que apresentou um repertório “ensolarado” (como seus próprios integrantes definiram). A última apresentação da noite do sábado foi do grupo “Funk Como Le Gusta”, uma banda que sempre incendeia o público com uma pulsação muito forte do funk original norte-americano e novamente houve uma jam session para fechar com chave de ouro; onde “Edsel Gomez” assumiu os teclados do “Funk” e fez o público delirar com virtuosos solos de piano!

No domingo, último dia do festival, o palco da Igreja Matriz recebeu o show do violonista e cantor uruguaio, “Daniel Drexler”, que mostrou um repertório mais introspectivo. E o desfecho do 3º Paraty Latino foi de “arrebentar o coração”! O arremate do festival ficou por conta da fusão da orquestra latina do cantor chileno, “Pedro La Colina”, com a performática cantora brasileira “Maria Alcina” e esses dois juntos cantaram e cantaram e cantaram e cantaram sem que o público lhes deixasse sair do palco. Foi literalmente incrível!

“Maria Alcina” saía e voltava do palco, retornando cada vez com um figurino mais extravagante, enquanto a orquestra pulsava forte e sem parar e, “Pedro La Colina” encharcava seu blaser com todo o suor que o color de um show tão intenso pode provocar. Garanto que os presentes jamais esquecerão o que aconteceu naquela noite, foi memorável!

Essa foi mais uma iniciativa realizada pelo “Bourbon Street Music Club – www.bourbonstreet.com.br ”, em parceria com a “Prefeitura Municipal de Paraty”, que contou com o patrocínio da “EMS Pharma” através do apoio da “Lei Rouanet – Ministério da Cultura” e com parceria  com a “Rádio Eldorado FM (107,3)” na promoção do festival.

São realizações como essas que precisam se repetir em diversas partes do país para que o público possa experimentar músicas ricas, mas que não ocupam a maior parte dos grandes veículos de comunicação (rádios e TV), porque tenho certeza (e provas!) de que a força da boa música fala por si só e arrebata o grande público, aonde for! Eu acredito na arte e Deus a abençoe!

Por fim, despeço-me novamente desejando a todos um ótimo, divertido, revigorante e muito musical final de semana; também deixando votos de que nossas crianças possam ter um país melhor e mais cultural para viver!

Veja a imagem da página publicada – JPG:

.

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=3200

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.