Sandro Albert, a guitarra a serviço da música!

Sandro Albert

Nessa última terça-feira (15/10) assisti a um show muito marcante no Bourbon Street (www.bourbonstreet.com.br), tal espetáculo foi apresentado pelo projeto “JAZZ.BR – O Jazz no Domínio Brasileiro”, que foi idealizado por esta renomada casa e usualmente povoa seu palco com atrações de grande envergadura no cenário musical!

Na noite em questão, o espetáculo ficou por conta da música do guitarrista e compositor brasileiro, Sandro Albert, que há tempos adotou New York – USA como sua morada e vem colecionando músicas e histórias fantásticas dentro do mais elevado nicho do jazz mundial.

Sandro veio para o Brasil especialmente para realizar uma breve tournet (produzida pela Lucas Shows – www.lucasshows.com.br) e a banda que montou para lhe acompanhar nessa empreitada é um espetáculo à parte: O contrabaixo ficou por conta do talentoso Rubem Farias, os teclados foram assumidos pelo maestro Jota Resende, os sopros (sax e flauta) ficaram a cargo de Rodrigo Ursaia, a bateria foi assumida pelo músico Vítor Cabral e a complementação rítmica desse time veio com a integração de Fernando Hashimoto, que além dos tradicionais instrumentos de percussão também tocou vibrafone.

O projeto “JAZZ.BR” é uma iniciativa que apresenta shows musicais e além disso oferece uma conotação didática aos espectadores e músicos, trazendo a possibilidade de que os interessados participem de ensaios abertos, workshops e destacando jornalistas especializados em música para “entrevistar” os músicos, de forma a trazer informações biográficas e musicais sobre a atrações. Vale à pena ficar de olho!

Nesta oportunidade, Sandro Albert, pôde mostrar (ao vivo) o que lhe salienta em meio a tão renomados nomes com os quais já tocou. Sim, a lista é grande e faço questão de colocá-la para que tenham ideia do currículo deste músico! Ela reúne artistas como Milton Nascimento, Brenda Russell, Dionne Warwick, Rita Coolidge, Ruben Blades, Victor Bailey, Abraham Laboriel, Jimmy Haslip, Alphonso Johnson,Daryl Jones, Herb Alpert, Bill Charlap, Toninho Horta, Claudio Roditi, Russell Ferrante, Kenny Garrett, Omar Hakin, Harvey Mason, Peter Erskine, Antonio Sanchez, Terri Lyne Carrington, Vinnie Colaiuta, Airto Moreira, Flora Purim, Luis Conte, Leon Ware, grupo War, Raphael Saadiq, James Ingram e Robben Ford entre outros.

Impressionante, não é? Mas o porquê de toda essa aceitação ficou evidente na técnica aguçada da guitarra de Sandro, o que possibilitava que melodias expressivas e suaves brotassem de suas cordas e que o som tomasse conta de todos os presentes!

Como guitarrista, percebi o quanto Sandro trabalha com arranjos amplos para com sua banda, inúmeras vezes iniciando frases musicais pela guitarra e que iam migrando para os demais instrumentos (teclado, sopro e baixo), o que denota uma compreensão profunda das possibilidades e recursos musicais, algo digno de um verdadeiro maestro!

Outra particularidade que chama bastante atenção na música de Sandro, são os finais intempestivos que irrompem abruptamente depois de intensos “crescendos”, à lá rock’n’roll, o que para mim (um roqueiro confesso) e para o público foi de extasiar, ao ver toda àquela banda crescer e crescer e crescer e, crescer na dinâmica musical para fechar instantaneamente!

O que posso dizer sobre Sandro Albert?! É que se trata de um guitarrista a serviço da boa música e desta forma convidá-los para que conheçam seus trabalhos, que já contam com 4 álbuns lançados! Segue seu site oficial: www.sandroalbert.com

Assim sendo, me despeço com a felicidade de trazer esta ótima dica musical e findo por desejar a todos um excelente, divertido, revigorante e muito bem musicado final de semana!

Veja a imagem da página publicada – JPG:

.

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=3204

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.