A banda “Vespas Mandarinas” lança o CD “Animal Nacional”!

Vespas Mandarinas

Trata-se de um álbum de rock que abre bradando “só o silêncio”, em sua primeira música, que também traz bases distorcidas pesadas e um solo de guitarra muito bem timbrado, deixando bem claro que já “chegou chegando”!

Na segunda faixa o estilo musical segue por um viés totalmente diferente e vai percorrendo uma latinidade inesperada, até que entra o refrão com as distorcidas guitarras pesadas e com uma marcante linha vocal melodiosa, que são algumas das características que se encontra nas 12 músicas do primeiro álbum – “Animal Nacional” – da banda paulistana – “Vespas Mandarinas”!

Desde a primeira música também é possível notar outra particularidade interessante na linha de composição de suas letras: que é a da observação perspicaz do quotidiano somada a uma boa dose de relatos auto confessionais, ora postos de formas ásperas e ora de maneiras mais amenas. Literalmente vão das tripas ao cérebro, ou seja, do visceral ao racional…

Com frases como “eu já fiz comédia, eu já fiz drama”, “sou do asfalto”, “deixa eu caminhar, Santa Sampa”, “tudo tem seu preço, mas de você eu gosto de graça”, “eu sou o cadafalso, harmônico e dissonante”, “o herói é o último na fila dos covardes” e “eu que não vou dar a outra face, cada um é pro que nasce” (entre tantas outras) o disco deixa bem claro que se trata de uma obra madura, apesar de se tratar de um álbum de estreia e de apresentar bastante frescor em algumas levadas bastante animadas, caricatas e provocativas.

O nome “Vespas Mandarinas” faz alusão ao inseto asiático que figura no topo dos mais temidos do mundo (vitimando cerca de 40 pessoas anualmente) e título do CD – “Animal Nacional”, também evoca os sentidos e papeis do “bicho homem” na vida e no mundo. Afinal, diante de tudo o que passamos, fazemos e provocamos, ainda há quem possa não nos considerar “animais”?! E nisso, eu concordo plenamente!

A banda é composta por “Chuck Hipólito” e por “Thadeu Meneghini”, ambos nos vocais e guitarras, por “Flávio Guarniere” que assume os contrabaixos e por “André Dea”, responsável pela bateria. Uma das qualidades marcantes de sua sonoridade são os timbres de guitarra, que presenciei ao vivo (no palco Cásper Líbero da Virada Cultural de São Paulo de 2013) e que foram fielmente reproduzidas no CD. Muito bom!

Também vale salientar o papel na valorização da boa música que “Chuck” desempenhou enquanto atuou como VJ da MTV, quando esta ainda se encontrava como canal aberto, sob a gestão do Grupo Abril. Um exemplo disso foi o projeto “Faixa a Faixa de Verão”, no qual bandas fizeram regravações de clássicos do pop e rock nacional, o que resultou na construção de novas versões interessantíssimas! Sugiro uma busca pelo nome do projeto no “Youtube”, para que confiram.

Interessou?! Então segue o site oficial das “Vespas Mandarinas” (www.vespasmandarinas.com.br) para que possam desfrutar de 41 minutos e 20 segundos do bom e velho Rock’n’Roll, distribuídos pelas 12 músicas do álbum “Animal Nacional”!

Novamente findo por desejar a todos um ótimo, divertido, revigorante e muito musical final de semana, desta vez ao som da banda “Vespas Mandarinas”!

Veja a imagem da página impressa – JPG:

.

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=3234

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.