O que é que há nesse Brasil, velhinho?

O que é que há nesse Brasil, velhinho

Nos últimos 15 dias aconteceram tantas coisas importantes que a proporção impressiona!

Em meio a duas semanas preguiçosas por conta dos feriados de 15 de novembro (proclamação da república) e do dia 20 do mesmo mês (dia da consciência negra), assistimos ao seguinte:

Num rompante de individualidade, o presidente do “Supremo Tribunal Federal do Brasil” (desde 2012), ministro Joaquim Barbosa, foi trabalhar em pleno feriado (o primeiro descrito acima) para expedir os mandatos de prisão para 12 dos mensaleiros julgados. Para mim, foi apenas o cumprimento de suas funções, onde bandido tem de estar na cadeia, mas para muitos se trata de um heroísmo sobrenatural…

Um detalhe sobre esse acontecimento é o que parece ser uma evidente e larga demonstração de vaidade pessoal, por parte do excelentíssimo presidente, já que se dissociou de seus colegas ministros para levar todo o mérito das prisões sozinho, visto que não pode alegar que seria para manter sigilo, já que todo o expediente do tribunal foi transmitido em rede nacional pela TV Justiça.

Dentre os 12 condenados, estão 3 que especialmente protagonizaram uma dramaturgia ímpar. No topo da lista está o menos famoso, mas o mais esperto: falo do ex-diretor de marketing do Banco do Brasil – Henrique Pizzolatto – que assistindo à divulgação nacionalmente midiática de seu mandado de prisão, “picou a mula” para a Itália (onde se encontra em liberdade) aproveitando-se de sua dupla cidadania.

O outro fujão é o deputado federal e ex-presidente do PT, José Genuíno, que está se utilizando de arestas legais (através das quais alega padecer de severas condições médicas) para sair da cadeia e ir para modalidades de cárcere domiciliar ou em instituições de saúde. Sobre esse caso, a junta médica que o avaliou emitiu um parecer expondo que suas condições não são graves e agora nos resta esperar as “cenas dos próximos capítulos” para ver o que mais será inventado pelo ilustre congressista. Vale lembrar que o deputado Paulo Maluf usou artifícios semelhantes e se safou…

Por fim, tem o espertalhão da turma, o ex-chefe da Casa Civil (cargo exercido no governo Lula com status de ministro) – José Dirceu. Que mesmo preso e na cadeia conseguiu arrumar um emprego como gerente administrativo no “Hotel Saint Peter”, um quatro estrelas de Brasília, com o salário de 20 mil reais mensais. Particularmente, eu gostaria de saber como ele pretende exercer essa função e também gostaria de entender os motivos pelos quais o empresário Paulo Abreu (proprietário do estabelecimento) o contratou… Acho que cabe uma investigação nisso aí!

Para mim, isso é o mesmo que tirar sarro de toda da superlotada população carcerária do Brasil (que até 2012 somava 549,577 presos), bem como de seus familiares e amigos, além de demonstrar nitidamente que nossos políticos não gostam “mesmo” de utilizar os serviços públicos brasileiros (saúde, educação, detenção, habitação e o que mais for…), os quais eles são os próprios gestores e deveriam ser os guardiões de sua excelência… Bom, aqui não é a Suécia e todos sabem disso!

Sobre as alegações de que dos mensaleiros estariam sofrendo perseguição política e das elites: isso é facilmente desconstruído visto que todos exerciam altíssimos cargos públicos e privados (ministros, deputados, presidentes e diretores de grandes empresas), todos têm abastadas condições financeiras e vultosas posses, no exercício da presidência da república está Dilma Rousseff (filiada ao mesmo partido cujos membros protagonizaram o episódio do mensalão) e que nomeou os ministros do Supremo Tribunal Federal do Brasil (órgão que condenou e pediu a prisão dos responsáveis).

É claro que um escândalo de corrupção não faz bem à imagem de qualquer partido político, mas o fato de estar havendo a condenação dos culpados e sua detenção é um sinal positivo para a boa prática democrática e para com toda a sociedade!

Além desse circo itálico-brasiliense, há também o show de horror da engenharia dos estádios brasileiros, que somente em São Paulo já conta com o desabamento da arena do Palmeiras (que vitimou um trabalhador) e agora o Itaquerão (estádio do Corinthians) que também teve parte desabada, acidente que novamente matou trabalhadores. Esse que é o tal do padrão FIFA?!

Por fim, na 5ª feira abri a Internet e me deparei com a seguinte chamada na capa de um nacional e renomado jornal brasileiro: “Petrobras tem déficit de US$ 22 bilhões no ano”. É pra acabar com a graça, não é?!

Parece que novamente sobrou pra nós (a população) pagar por toda essa farra e para mim, resta a esperança de que a conscientização dessa massa de milhares de pessoas, chamada de povo (a mesma que acordou pacífica nas primeiras passeatas e que agora passou a depredar tudo), retome o senso da cidadania e aja com atenção, inteligência e memória para melhorar essa terra que chamo de lar, o Brasil!

Que todos tenhamos um ótimo, divertido e revigorante final de semana!

Veja a imagem da página publicada – JPG:

.

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=3253

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.