Mussa com Garcia Lorca em Araras? Gratas Surpresas…

Cena de peça de Garcia Lorca.

Estava Orkuteando esses dias, quando recebi uma mensagem que me chamou a atenção.

Usualmente esse site (Orkut) é utilizado como meio divulgador de festas e baladas, mas foi a primeira vez que o vi sendo usado para divulgar um espetáculo de teatro.

O que indubitavelmente é muito mais raro, ainda por cima em Araras e com texto de Garcia Lorca, um renomado autor espanhol.

Minha avó já dizia: “Quando a esmola é demais, o santo desconfia!”

Assim sendo pensei: Deixe-me ver isso mais de perto…

Não era de se espantar, quem nos trazia tal peculiaridade era Marcelo Daniel – “Mussa”. Ele mesmo, o diretor de teatro, aquele que ganhou três Mapas Culturais Paulistas nas fases regionais e um na sua totalidade. Que foi diretor do Projeto Teatral Claque, com o qual povoou tantas vezes os palcos e as mentes do público.

Visto isso, o chamei para uma conversa e tomei conhecimento de dois projetos interessantes que vou passar para vocês.

Atualmente a Secretaria de Educação de Araras disponibiliza para seus alunos aulas de música, teatro e dança, além das já tradicionais aulas de educação artística (que focam prioritariamente as artes plásticas).

O colégio Anglo de Araras, numa iniciativa privada montou um departamento de artes, cujo próprio Mussa é seu coordenador e onde também desenvolvem projetos nas áreas de música, dança, teatro e artes plásticas.

Iniciativas louváveis tomadas por educadores que enxergam além dos limites tradicionais da educação. Que vêem que a formação do indivíduo não pode ser apenas orientada ao mercado de trabalho, ou ao vestibular e que o desenvolvimento artístico-cultural dará aos nossos futuros adultos, maior instrumental para lidar com a vida.

Essa leva de gente inteligente que ainda se encontra em fase de formação, mas que não deixará de vir, me deixa novamente esperançoso quanto ao futuro, mesmo quando vejo quase tudo parecer ruir no macro-sistema, com a volta da intolerância, a volta do fundamentalismo, as justificativas fajutas para promoverem guerras etino-econômicas e as banalizações da inteligência e da violência.

Quem diria, achei que a esmola era demais e acabei descobrindo um milagre inteiro. Preciso rever o dito da minha avó.

Mas as boas novas não param por aí. O “Mussa” também me confidenciou que em 2007 pretende retomar o Claque e que já está estudando Berthold Brechet com outros dois atores, Fernanda Migoto e Flávio Rodrigo.

O que será que vem por aí? Deve ser coisa boa e forte, coisa pra quem gosta de café sem açúcar. Pelo menos assim eu espero!

E agora, resta-me deixar que os ventos da Internet soprem bytes que me tragam as futuras datas dos espetáculos e dos eventos culturais de Araras? Não, certamente não. Está dada a dica e eu mesmo vou ter que me corrigir. Existem iniciativas interessantes em Araras e vou me movimentar para estar a par delas, mas ainda assim peço aos seus responsáveis. Divulguem-nas mais para fortalecê-las.

Veja a página como no Opinião Jornal – JPG:

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=344

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.