Rock’n’Roll Não é Só Barulho, Nem Pé-de-Moleque é Só Doce.

Entre sócios e pagantes, cerca de 7.000 pessoas aguardavam, quando criativamente soou a música de abertura do Looney Tunes (tema dos desenhos do Perna Longa).

Ao seu término abriram-se as cortinas para que a corte do Rock’n’Roll adentrasse e eles quando no palco, empunharam suas guitarras, baixos, baquetas, microfones, teclados e até um teremim, ao som dos aplausos e gritos dos presentes das mais diversas idades.

Foi então que os cortantes sons das guitarras, amplificadas por uma aparelhagem sem precedentes em Araras, quase nos ensurdeceu, tamanho era seu volume (realmente poderia ter sido mais baixo). Eis então que ela, Rita Lee, personificada à lá Mick Jaeger (vocalista dos Rolling Stones), entra, canta e dança, num show 100% intenso de aproximadamente duas horas e meia.

Uma experiência ímpar, que eu jamais imaginaria ter aqui em Araras… excentricidades à parte, voltemos à realidade.

Orquestra Pé de Moleque - Maestro Ednelson.

Pé-de-Moleque não é só doce não. O maestro Ednelson da Silva que o diga! Porque além do doce, também é o pé sujo dos meninos de rua e uma orquestra daqui de Araras, que visa adoçar a vida desses moleques num trabalho sócio-musical de sérias pretensões.

Para me enfronhar mais nesse projeto contatei Ednelson e descobri que essa orquestra já tem 9 anos de idade, que ela conta com 39 integrantes em seu grupo principal e que inteligentemente ele desenvolveu mais três grupos de base. Dois para iniciantes com 40 alunos ao todo e um de nível intermediário com outros 12 integrantes, grupos que visam instruir, garantir a longevidade do projeto e promover seu crescimento, através da reciclagem daqueles venham a se desligar do grupo principal e da incorporação a ele pelos que ganharem condições de integrá-lo.

Essa orquestra-escola é um projeto mantido prioritariamente pelo Supermercado Tiradentes e pela AHEDA, sem os quais seria impossível sua continuidade.

Desde seu início, ela teve como foco primordial o trabalho social, educando e promovendo inclusão social aos seus integrantes, mas Ednelson reitera que dada à maturidade dela, pretende priorizar seus trabalhos musicais. Para tanto, quer empenhá-la em trabalhos que reforcem seu caráter como uma “orquestra popular”, elaborando ainda mais os arranjos em músicas incorporadas de nossa MPB, gênero musical que ele entende não rivalizar e nem ser menor que o erudito, mas ser também de suma importância.

Além da Orquestra Pé-de-Moleque, Ednelson encabeça mais dois projetos em Araras, o Coral Municipal e o Coral da Terceira Idade, ambos realizados pela Secretaria Municipal de Cultura. Mas talvez seu maior legado, não seja sua indiscutível musicalidade e sim sua compreensão sócio-musical, portanto findo este artigo com uma pérola sua: “Pela sobrevivência justifica-se quase tudo, por isso, precisamos de moralização e punir prioritariamente àqueles que infringem as Leis por ganância, antes daqueles que as infringem apenas por precisarem sobreviver”.

Veja a página como no Opinião Jornal – JPG:

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=348

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.