Jefferson Gonçalves lança seu 1º DVD!

Jefferson Gonçalves lança 1º DVD!

Esse é um artigo que eu já deveria ter escrito há tempos e com ele brindo o lançamento do mais novo trabalho de um grande instrumentista e artista brasileiro, o carioca e também amigo, Jefferson Gonçalves!

Aí está um músico que se cerca de toda a brasilidade que o Brasil pode oferecer, miscigenando seu blues através das vertentes regionalistas e folclóricas dessa terra de sol ardente, fazendo com que sua banda e gaita passeiem por convenções (passagens musicais com o ritmo, harmonia e a melodia sincronizadas) de uma forma aparentemente casual e descontraída, o que por vezes disfarça a enorme complexidade de seus arranjos.

Tive o prazer de conhecer Jefferson quando se apresentou no II Campos Jazz Fest (festival realizado pela Lucas Shows em Campos do Jordão-SP), o reencontrando no Bourbon Festival Paraty (iniciativa produzida pelo Bourbon Street em Paraty-RJ). Ambos os shows ocorreram em 2013 e contaram com a participação especial do guitarrista e blueseiro, Big Joe Manfra, seu parceiro de longa data.

Jefferson Gonçalves literalmente bota o público para vibrar e em seu repertório encontram-se melodias incidentais e conhecidas, que são identificadas e fazem com que a música instrumental atinja as pessoas com grande força.

Ao seu lado está o violonista, guitarrista e cantor Kleber Dias e o contrabaixista Fábio Mesquita, a bateria e o metalofone ficam por conta de Marco BZ e na percussão, Marco Arruda batuca abrasileirando tudo. Esse é o mesmo time que o acompanha desde 2004 e que gravou este último trabalho.

O referido álbum se chama “Encruzilhada Ao Vivo” e vem coroar os 23 anos da carreira de Jefferson! Seu formato é o de um “box” onde vem um CD e um DVD. O primeiro registro videográfico oficial de sua carreira!

Contudo, não se enganem, porque Jefferson já conta com outros 5 CDs solos lançados anteriormente e uma infinidade de gravações com grandes artistas, onde constam nomes como o de Lulu Santos, Belchior, Celso Blues Boy, Taryn Szpilman, , Big Gilson e Big Joe Manfra e diversos outros.

Um fator que chama muito a atenção sobre esse trabalho é o sistema de captação de recursos para custeá-lo, que foi o de crowdfunding. Esse é um dispositivo que disponibiliza um espaço para que pessoas e empresas façam donativos através da Internet, que em geral envolve algum retorno para o doador; como o recebimento do próprio disco e pode ir aumentando o benefício proporcionalmente ao valor doado.

Em meus 14 anos na redação desses artigos jornalísticos, apenas noticiei duas iniciativas realizadas por esse método e, para mim, isso expressa significativamente o quão querido pelo público é o artista em questão! Parabéns Jefferson Gonçalves e Claudia Dorei (a cantora pautada anteriormente)!

O box “Encruzilhada Ao Vivo” teve seu áudio e vídeo gravados durante um show realizado no “Centro de Referencia da Música Carioca”, traz composições do próprio Jefferson (eventualmente em conjunto com seus amigos) e também clássicos do blues mundial! Em seu release está escrito que os músicos de sua banda “são tão protagonistas como ele” e posso afirmar ser verdade. Trata-se de um time escolhido a dedo, tanto pelo entrosamento quanto pela musicalidade e o DVD é uma forma de vivenciar, virtualmente, a força de suas apresentações “ao vivo”!

Esse é um trabalho que soa de forma pitoresca e cosmopolita, assim como nas ruas do Rio de Janeiro se falam diversas línguas e com diversos sotaques, as músicas tocadas por Jefferson Gonçalves e sua banda transitam por uma plural e rica diversidade sonora!

Interessou?! Então segue seu Facebook (www.facebook.com/jeffersongoncalves.ii) e seu site oficial (www.jeffersongoncalves.com) onde poderão entrar em contato com o artista e sua obra!

Mais uma vez me despeço com a alegria de oferecer uma dica musical de tamanha qualidade e findo por desejar a todos um ótimo, divertido, revigorante e muito musical final de semana, desta vez ao som do álbum “Encruzilhada Ao Vivo” do gaitista e blueseiro carioca, “Jefferson Gonçalves”!

Veja a imagem da página publicada – JPG:

.

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=3484

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.