Confira o novo CD de Big Gilson – “Aqui pra você!”

Big Gilson

Que bom poder falar isso num artigo: Aqui está um CD com timbres viscerais de guitarra!

Desde as músicas mais leves até as mais pesadas, todas trazem execuções primorosas com vários canais de guitarras, muito bem divididas e colocadas em panoramas de estéreo, cada uma com seu arranjo específico e “conversando” simultaneamente com as outras linhas. Tudo isso, em cada música do disco!

O álbum em questão chama-se “Aqui pra Você!” e o responsável pela obra é o veterano expoente do blues nacional, da guitarra brasileira e reconhecido internacionalmente; o carioca Big Gilson!

Confira o que o rei do blues falou sobre ele: “Quando vejo um jovem tocando blues tão bem assim e tão longe da América, sinto que minha missão nesta vida está cumprida” – B.B. King (2000).

Praticamente se trata de uma “aula” de composição, arranjo e de como tocar guitarra, demostrando o enorme potencial que esse instrumento oferece. Também com relação às afinações especiais e ao uso das técnicas de slide (onde se utiliza um tubo de vidro ou de metal para tocar). Show de bola!

Rasgando o verbo com frases por vezes escatológicas, outras politizadas, Big Gilson fez esse disco integralmente em português, buscando estreitar uma comunicação de forma direta com o público brasileiro e mostrando sua versão linguística de como compor rock e blues neste idioma cuja poesia parece fugir desses estilos mais viscerais e pesados, indo em direção a uma erudição europeia, porém sem deixar de ser tupiniquim.

Estranho, não é?! Um país tão assediado pela pobreza (inclusive a política e a mental), com uma língua tão barrocamente rebuscada… Esse é o Brazil, ops: o Brasil!

O projeto gráfico do CD é dos seus pontos de destaque e de uma forma bastante minimalista, o ilustrador Hermé, em conjunto com o projetista Leão Leibovich e com o artista finalista Vladmir Avellar, resolvem a capa com uma silhueta de Big Gilson e sua guitarra, com apenas meia dúzia de traços. Bem legal!

Ao todo são 10 músicas muito bem mixadas e masterizadas por Pedro Garcia, que soube dar equilíbrio aos volumes dos elementos musicais, fazendo que o álbum soe como uma banda completa tocando junta e não como comumente soam os trabalhos solo (principalmente os do pop), onde acorrem destaques verdadeiramente egocêntricos dos vocais, o que relega os instrumentos à insignificância e faz com que se perca a riqueza dos arranjos. Muito bem produzido, o “Aqui pra você”!  é um disco em que se pode ouvir todos os instrumentos, seus diversos timbres, os vocais, as guitarras e o desempenho de cada músico: Excelente!

A banda que acompanhou Big Gilson (que responde pelas guitarras e vocais) na gravação do CD, conta com Kadu Mota também na guitarra e backing vocal, Pedro Leão no contrabaixo e Gil Eduardo na bateria e percussão.

Além desse elenco permanente, também houve participações especiais de grande importância, são elas: BNegão colocou voz e Antonio Gil Esteves fez percussão em “Tormenta”. O pessoal da banda Autoramas participou da música “Hey Hey”. Pedro Gil Esteves tocou percussão e Jefferson Gonçalves gravou gaita na música “Fumando na Escuridão”. Otavio Rocha também colocou a guitarra e Pedro Strasser a bateria em “Blues & Afins”. Sallo Szrajbman gravou os backing vocais da música “Fechada pra Mim” e Humberto Barros contribuiu tocando os teclados do CD. Todos são músicos de grande destaque, de notada e reconhecida qualificação!

O resultado é um álbum primoroso em vários aspectos e que percorre uma ampla gama de gêneros musicais, transitando pelo blues, passando pelo r&b, rock’n’roll, surf music e sempre com latentes pitadas de rockabilly! Muito bom, não é Mariana?! (risos)

Interessou?! Então seguem os canais oficiais onde poderão entrar em contato com o artista e seu trabalho: Site – www.biggilson.com e Facebook – www.facebook.com/biggilsonfans .

Mais uma vez me despeço com o bom sentimento de oferecer um bom trabalho musical e desejando a todos um ótimo, divertido e revigorante final de semana, desta vez ao som do disco “Aqui pra você!” do guitarrista, compositor e cantor carioca, Big Gilson!

Veja a imagem da página publicada – JPG:

.

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=3492

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.