Conheçam a “Festa Rock” de Rodrigo Santos e Fernando Magalhães!

 Sem título-1

Nessa última quarta-feira assisti a “Festa Rock”, show idealizado pelo contrabaixista, cantor e compositor Rodrigo Santos em conjunto com seu amigo guitarrista, Fernando Magalhães, ambos componentes da antológica banda de rock nacional, Barão Vermelho.

Já havia assistido a shows do Barão (ao vivo e pela TV) e a inquietude quase selvagem de Rodrigo é algo que sempre chama a atenção e que agora, nesse seu projeto pessoal, não é diferente. Em vários momentos faz acentuações pontuais oitavando (para cima) as notas e naquela postura roqueira com o instrumento em riste. Rock na veia!

Ao seu lado, Fernando Magalhães toca compenetrado com sua guitarra modelo telecaster de cor sunburst (preta nas bordas que segue para o mel ao centro), personalizada com captadores duplos. Normalmente se usa amplificadores para timbrar esse instrumento, mas Fernando surpreende em optar por uma pedaleira da marca POD (que eu não conhecia) e que mesmo ligada em linha (direto na mesa de som) atingiu aquele típico e desejado som quente que gostamos de ouvir no rock’n’roll e no blues.

Quem assume a bateria da banda é Kadu Menezes, músico que já tocou com Lobão, Kid Abelha e teve outras passagens em grandes bandas do rock nacional. Falei da quase selvageria de Rodrigo Santos, que no caso de Kadu tem de se retirar o “quase”, porque nesse músico reside uma fúria musical indomada! Seu apelido é de “o lenhador” pelas lascas de baqueta que voam durante os shows!

Apesar de tocar com metrônomo (cliques que marcam o andamento das músicas) nos fones de ouvido, o baterista pulsa com todo o swing, liberdade e desprendimento que se pode ter, deixando o som completamente orgânico. O que não é nada fácil de conseguir!

Além dessas três feras, essa apresentação, realizada no Bourbon Street (consagrada casa de shows de São Paulo – www.bourbonstreet.com.br), recebeu o reforço do guitarrista Nando Ramos, músico paulistano que faz parte do projeto School of Rock, uma franquia internacional fundada há mais de uma década na Filadélfia – USA e que já tem mais de 100 unidades distribuídas pelo mundo!

A do Brasil fica na Rua dos Chanés (no bairro de Moema, cidade de São Paulo) e ensina guitarra, violão, baixo, vocais, teclados, bateria, combinando aulas de música com práticas de banda para preparar os alunos para subir ao palco diante do público, ao vivo, em um autêntico ambiente de show de rock. Muito legal esse trabalho e aqui está seu site: saopaulomoema.schoolofrock.com

No repertório da “Festa Rock” constavam bandas como Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, The Police, Pink Floyd, Charlie Brown Jr., Raimundos, U2, Secos e Molhados, Skank, Beatles, Richie Valens e é claro; Barão Vermelho, Cazuza e as autorais de Rodrigo Santos, que já lançou 5 discos solo de 2007 para cá.

Há de se pontuar que dado a Rodrigo e Fernando integrarem o Barão Vermelho a mais de 30 anos, fica evidente suas intimidades com as músicas do repertório dessa famosa banda, bem como com as do Cazuza (primeiro vocalista do Barão).

Outro fator que se salienta é o timbre de voz de Rodrigo Santos, que lembra muito o do Cazuza e faz com que se possa experimentar um pouco da presença do poeta durante a apresentação. Para mim, isso é um ponto bastante positivo, visto que temos familiaridade com Barão Vermelho há mais de 3 décadas e por conta dessa semelhança, Rodrigo faz manter essa intimidade com o som da banda através de seu canto, que vale salientar: tem um extenso registro para notas agudas e bastante força vocal!

O último CD lançado por Rodrigo se chama “Hotel Maravilha” e certamente faz parte do acervo frutífero do rock nacional! Anunciado no show, esse projeto da “Festa Rock” deve resultar num novo álbum que deverá ser lançado em meados do fim do 1º semestre desse ano. Vamos aguardar!

Interessou?! Quer ouvir o melhor do bom o velho rock’n’roll e ainda adicionar músicas novas, muito bem compostas e produzidas à sua coleção musical?! Então segue o site de Rodrigo Santos para possam entrar em contato com esse fantástico trabalho: rodrigosantos.com.br

Antes de me despedir, gostaria de informar que recebi o novo CD do guitarrista Fernando Magalhães que logo pautarei nestas linhas semanais!

Muito feliz de poder oferecer mais uma sonora pauta musical, despeço-me desejando a todos um ótimo, divertido e revigorante final de semana, desta vez ao som de Rodrigo Santos!

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=3517

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.