Teoria Especial das Estrelas Humanas

2232981071_4c2c0f6ccf

De forma assemelhada aos astros do cosmos, nós (seres humanos) figuramos em comportamentos que discorrem padrões analogamente parecidos aos diversos corpos celestes.

Nem pela divindade, tampouco pela humanidade, essa semelhança projetada parece acontecer em vários aspectos, níveis e proporções, não importando sequer o tamanho do que se esteja observando.

Ao pegar um átomo, com seu núcleo e elétrons orbitando ao redor, é impossível não perceber a similaridade com um sistema solar (tipo o nosso), onde ao centro está uma estrela e os plantes a circulam descrevendo órbitas.

Partindo de um átomo para um sistema solar e indo além: como para uma galáxia inteira, caso em que também temos um núcleo denso ao centro e ao seu redor, uma série de corpos e sistemas que o rodeiam.

Agora, no espaço também há (depois de sua descoberta) a “matéria negra”, que promove uma espécie de interação gravitacional que impede o desgarrar dos astros que percorrem órbitas, fator fundamental para entender o comportamento astronômico dado à altíssima velocidade em que eles viajam.

Há muitos outros tipos de corpos cosmicos, comportamentos e suas relações, mas voltemos aos seres humanos:

Há homens relevantes como as estrelas, aqueles que durante sua breve passagem nessa terrinha emitem tanta luz, que suas vidas são lembradas (para o bem ou para o mal) por gerações e gerações. Alguns por milênios e milênios e poucos deles por eras inteiras… Esses são os imortais!

Outros não têm a mesma força, mas ainda possuem um papel importante em certos locais, ou regiões. Como alguns políticos, artistas e personalidades, mas não são responsáveis por mudanças mundiais. De toda a humanidade…

Também existem àqueles que habitam os cinturões de asteroides. São milhares e milhares e sem eles, nem a luz do sol, nem a gravidade dos planetas teriam um propósito. Essas são as pessoas que dão beleza a Saturno, que através de seus anéis maravilhosos o destacam de todos os demais planetas. Júpiter pode ser o maior, mas sem o carisma necessário, não tem os fãs e nem os anéis para os dedos… Também não tem a vida que uma pequena bolinha azul, na 3ª fileira das órbitas solares, ostenta com tanta pompa, a Terra!

Além dos milhões de asteroides, há também os cometas, perigosos porque andam desgarrados, vem e vão como e quando querem e, deixam rastros por onde passam. Ocasionam visões espetaculares, mas também colisões infernais que podem destruir tudo. É preciso ficar de olho nesses caras…

E a mágica não pode ser esquecida! Chamem como quiser… Equivalente à “matéria negra” ela faz seu papel, mas é invisível. Sem a atuação de algo como ela não se pode entender como as coisas se dão, mas sua aceitação é contraditória porque não se pode tocá-la, vê-la, aspirá-la… Ela só está lá, com a sua primordial presença de equilibrar e organizar as coisas, mas cuja principal característica é sua ausência… Chamem do que quiser…

Por fim, existe o tempo e, olhar para o céu é observar o passado. A distância entre as estrelas é medida em “anos luz”, então simplesmente ao olharmos para o sol, estaremos vendo nossa estrela guia como ela era há aproximadamente 8 minutos (tempo que sua luz demora para chegar na Terra). Nunca veremos o presente de nossa maior fonte de energia e vida, mas sempre desfrutamos e recebemos o presente que ela nos dá! Dia após dia… Fóton após fóton…

Estamos atravessando um momento tenso em nosso país e não me lembro de ter visto, sentido ou vivido outra época tão sem perspectiva e esperanças. Ondem se está vivo, mas não se está feliz… Essas são impressões que guardo sobre aspectos coletivos, que vejo diariamente nos noticiários e colho com quem converso nas ruas.

É um ano de Capo do Mundo (sediada aqui) e é o momento em que o país parece despertar para o entendimento de que suas prioridades não estão no campo de futebol. É um ano de eleições, tudo está apático e temos o mesmo elenco de políticos há mais de 30 anos. Nada de novo… Nós já sabemos o que acontece com eles na administração. Já sabemos…

Vejo amigos dizendo que vão se mudar para outros países, vemos erros de cálculo incompreensíveis (de 40 milhões de dólares para mais de 1 bilhão na Petrobrás) e ninguém que assuma as responsabilidades, sequer a de instaurar uma CPI séria. Assistimos ao Supremo Tribunal de Justiça mandar e depois “se auto desmandar-se a si mesmo” (escrevi errado de propósito) e garanto que não foi tão errado quanto aos desmandos do tribunal…

Tenho tentado entender as coisas e o que me parece; é que tem muito cometa andando solto, deixando rastros, colidindo por aí e bagunçando as coisas.

É hora de pensar bem e de fazer a coisa certa! Vamos fazer mágica e transformar isso num ambiente melhor para nós mesmos e para os nossos filhos… Já é tempo!

Novamente desejo a todos um ótimo, revigorante e maravilhoso final de semana; repleto de esperança, assim como é espetacular o simples fato de estarmos vivos, aqui e agora!

Veja a imagem da página publicada JPG:

.

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=3528

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.