O lobo, as ovelhas e o cão pastor…

O lobo, as ovelhas e o cão pastor...

Uma das melhores frases que conheço diz o seguinte: “O mal triunfa quando os bons se calam.”

E uma das melhores metáforas que conheço fala dos cães pastores, dos lobos e das ovelhas, atribuindo os três comportamentos típicos de cada um desses animais às pessoas. Segundo a fábula, a maior parte das pessoas corresponde às ovelhas, que são pacíficas e boas, mas ao mesmo tempo são passivas e predadas, acabando por alimentar os maus que as ataca.

Os lobos seriam o segundo grupo quanto ao número e que representa o impiedoso instinto da auto satisfação egocêntrica e egoísta, não respeitando a natureza pacífica das ovelhas e, ao contrário disso; se aproveitando dela para subjuga-las e consumir sua carne e vida. Os êxitos dos lobos fazem com que sua raça se prolifere e o mal se torne cada vez mais presente.

 Na metáfora, os cães pastores são o grupo menos numeroso, mas o mais influente, porque é através deles que se instaura o equilíbrio “social” entre as espécies, visto reúnem a qualidade da bondade com as condições necessárias e a coragem de reagir frente aos ataques dos lobos. Agora, partindo para a analogia com os seres humanos, os cães pastores também representam a “opção” que todos temos de nos comportarmos como as boas, passivas e predáveis ovelhas ou de assumir a responsabilidade, tomar as rédeas do destino nas mãos e agir contra os aviltantes lobos.

Ou seja: Não se calar para não deixar o mal imperar, como a frase posta no início desse texto diz!

Mas Nando, você não escreve sobre música?!

Sim, sou músico e carrego a arte dos sons no meu coração, mas antes de “ser” uma função ou um exercício da minha humanidade (músico, jornalista ou o que for que os humanos façam…), sou apenas uma pessoa que diariamente vê, convive e também sofre os ataques constantes à dignidade humana.

Também vejo que as pessoas outrora pacíficas estão despertando como outros lobos, espelhando o comportamento que mais aparenta dar resultados e o descontrole já está nas ruas.

As ações dos bons devem ser mais produtivas e diretas, fazendo peso onde deem resultados concretos e direcionem a coerência do executivo, legislativo e judiciário. Fechar estradas, ruas, avenidas e vandalizar propriedades públicas e particulares vão culminar por afetar e prejudicar outras pessoas, sem que muitas vezes se atinja os responsáveis pelos problemas do país e, desta forma, sem que se sintam pressionados, não ajam assertivamente para resolver as situações.

Quanto à música?! Hoje há muita ovelha cantando por aí, sempre fazendo com o povo foque a cachaça, a diversão e as bundas. Se omitindo totalmente de se manifestar diante de tudo de importante e relevante que acontece diante de seus narizes diariamente… Infelizmente é um momento pobre, inerte e estéril que artisticamente atravessamos, onde o entretenimento e os interesses pessoais sufocaram os microfones dos artistas (salvo uma ou outra exceção).

Meus caros colegas músicos: Cuidando de seus umbigos, estarão descuidando de todo o resto… E pra quem diz: “Eu não me envolvo com política”. Fique esperto porque “ela” envolve você!!!

Espero viver num país melhor, melhorias que desejo a todas as pessoas!

Que todos tenhamos um ótimo, divertido e revigorante final de semana, ao som de alguma música que nos embale, mas não aliene nossa compreensão.

Veja a imagem da página publicada – JPG:

.

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=3604

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.