Grandes momentos: 6º Bourbon Festival Paraty 2014!

BFP 2014 - Arte NP

O início do festival aconteceu na última 6ª feira (23/05) com “busker” (show de rua) da “Orleans Street Jazz Band”, que tocou seu jazz tradicional juntando centenas de pessoas para assistir. Como tocam exclusivamente com instrumentos acústicos, essa banda “desplugada” findou sua apresentação conduzindo todo o público para prestigiarem o lançamento do livro “O Bisbilhoteiro das Galáxias”, escrito pelo jornalista Jotabê Medeiros (editor de música do jornal – O Estado de São Paulo).

Ainda na sexta feira, “Hermeto Pascoal” e sua banda fizeram um show de música universal com grande interação com o público e receberam a participação especial do grupo musical de seu integrante e contrabaixista, Itiberê Zwarg, que somaram forças para fazer uma grande performance musical! Fechando essa noite de apresentações, o músico, compositor e produtor musical –  Zé Ricardo – trouxe para os palcos de Paraty todo o swing da música carioca e recebeu seu amigo e irmão, Wilson Simoninha, para presentear definitivamente a plateia!

O 2º dia do festival também começou pelas pedregosas e centenárias ruas da histórica cidade, com uma multidão cercando a banda “Mustache e os Apaches” (o que se repetiu em todas as suas apresentações). O som dessa banda é bastante típico, com uma notória influência do bluegrass e as explosivas atuações de seus integrantes cativaram o público por demais! Ainda na tarde do sábado (24/05), ocorreu o workshop do renomado violoncelista, Jaques Morelenbaum, que o realizou na forma de um ensaio aberto, respondendo questões (técnicas e leigas) de músicos e amantes dessa arte dos sons!

Em seguida apresentou-se “The Legandary Tiger Man”, duo português de rockabilly, com um som forte e fincado nas raízes desse estilo! Em seguida a banda “Deep Funk Session” trouxe a nata do jazz paulista para os palcos de Paraty/RJ, improvisando e mediando de uma forma mais sublime, num contraste saliente com a apresentação anterior. Viva a diversidade! Fechando as apresentações vespertinas (já no início da noite), o grupo paulistano “Hammond Grooves”  apresentou seu power trio jazz ao poderoso som do instrumento que dá nome à banda e com interpretações impactantes de seus músicos!

Iniciando a jornada de shows noturnos do palco da Igreja Matriz, a mais antiga, tradicional e importante banda de New Orleans – “Preservation Hall Jazz Band” – se jogou num show que jamais sairá da minha memória! Composta em sua maioria por senhores com uma certa idade, todos os víamos pular e dançar no palco, tocando o mais poderoso jazz tradicional que se possa imaginar! Acho que na verdade talvez seja inimaginável… (risos)

Prosseguindo com os shows do sábado, a rainha do blues de Chicago, a cantora com a maior potência vocal da atualidade – Shemekia Copland – assumiu os microfones (embora quase não precisasse deles) e fez ecoar esse estilo ancestral por todos os cantos da turística cidade! Fechando esse intenso sábado, Wilson Simoninha botou toda a galera para dançar ao som de sua música cheia de swing e se comoveu (bem como ao público) ao cantar “Disparada” em homenagem ao íntimo amigo recém-falecido, o nosso ídolo Jair Rodrigues.

O domingo também tem seu início musical nas antológicas ruas de Paraty e dessa vez foi o “busker” do blueseiro, Big Chico, que soprou as ondas sonoras pelo mar de gente que o assistia! O ponto alto de sua apresentação foi o caráter wireless que Big usou, largando os microfones, a gaita e a guitarra para adentrar cantando (com sua voz poderosa) e batendo palmas junto com as pessoas, transformando o público no principal instrumento do show! Essa também não dá pra esquecer!

A tarde dominical se seguiu com a apresentação do violonista norte-americano, Andy Mckee, que sozinho fez o som de um violão ganhar os corações de milhares de espectadores, no palco mais pitoresco do evento, o da Igreja Santa Rita! Andy é um discípulo de grandes violonistas como Alex da Grassi e Michael Hedges e, sua apuradíssima técnica era evidentemente notável! O show seguinte foi de Jaques Morenbaum com seu grupo “Cello Samba Trio”, que fez sua música intimista tecer lindas melodias pelas tramas das páginas em branco do silêncio, enquanto era assistido atentamente pelo enorme público! Esse show foi uma lição!

Iniciando as apresentações do último dia do festival, estava a ganhadora de um “Grammy”, a cantora Patti Austin, que fez um show com uma carga emocional muito forte, que inclusive a levou às lágrimas enquanto fazia um lindo improviso vocal! E para melhorar, em sua banda estava um dos maiores destaques da guitarra na atualidade, o orgulhosamente brasileiro, Sandro Albert!

E para fechar o evento com chave de ouro; a “Big Time Orchestra” tocou e tocou e tocou fazendo o show mais longo de todo o festival, sem que o público a deixa-se sair do palco. Não me lembro de quantos foram os bis! (risos) Essa banda percorre uma gama muito grande de músicas de diversos estilos e suas tônicas são as atuações que seus nove integrantes realizam durante o show, bem como o vigor com que se apresentam e nesta oportunidade contaram com um reforço mais do que especial: O cantor Tiago Abravanel veio integrar o grupo dando mais força ainda ao espetáculo que o público ansiava, teve e queria mais, sempre mais! O carisma de Tiago é digno de destaque e o repertório baseado no seu anterior trabalho, sobre Tim Maia, denota a força que o soul e o funk (original) brasileiro possuem. Fantástico!

Vale lembrar que antes, entre e após todos shows o DJ Crizz manteve as caixas de som sempre ativas e sempre com um repertório condizente com o Festival. Também vale salientar que os “buskers” foram diversos e que apenas relatei aqueles que tive oportunidade de assistir por completo, dado à simultaneidade de algumas das apresentações.

Também é importante reiterar que todos os shows do 6º Bourbon Festival Paraty foram realizados na ruas e praças públicas, disponibilizados à população local e aos turistas de forma totalmente gratuitas, sendo que para conseguir realizá-lo o Bourbon Street (www.bourbonstreet.com.br) contou com o apoio da Prefeitura de Paraty, do Ministério da Cultura (através da Lei Rouanet) e do Banco do Brasil, também contando com o auxílio da Eldorado FM (107,3) na promoção da iniciativa.

Com muito cansaço por realizar a cobertura de um evento com uma agenda tão intensa, mas com muita saudade de tudo o que ouvi, vi e vivi durante esses maravilhosos dias, me despeço desejando a todos um ótimo, divertido, revigorante e muito musical final de semana!

Veja a imagem da página publicada – JPG:

.

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=3615

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.