A vida já voltou ao normal?!

imagem-as-pessoas-mais-esquisitas-do-mundo-21

É interessante, mas essa é uma pergunta recorrente, agora que a Copa do Mundo (da Fifa) acabou.

Acho que a resposta possa ser alguma coisa do tipo: Ainda estamos de ressaca dessa investida tão grande e sim, a vida voltará ao normal, mas não será mais como antes…

Os ditados antigos já diziam: Não há quem percorra um longo caminho ou atravesse um lago e saia deles da mesma forma!

Já havia escrito no artigo anterior, mas esse tópico continua me pasmando! Boa parte da imprensa, inclusive jornais e programas não especificamente destinados a assuntos esportivos, continua pautando incessantemente o futebol, a famigerada e desonrosa derrota da seleção brasileira e tecendo mais e mais comentários e especulações sobre como resolver nossos problemas futebolísticos.

Ontem mesmo, na vitória do São Paulo Futebol Clube, por 2 a 0 sobre o Bahia, vários jogadores e o técnico do time vitorioso ressaltavam valores como a posse de bola e o volume de acerto de passes como suas principais qualidades, comparando-se à seleção alemã.

Ao perder a copa, a seleção e os times brasileiros são destituídos de todas as suas conquistas? Se não, os números ainda mantém o Brasil como principal pátria futebolística! Alguém acha mesmo que os problemas do país estão ligados a um campeonato de jogo de bola que acontece de 4 em 4 anos e que coloca o país todo nas mãos de 23 jogadores, de uma comissão técnica e de duas viciadas instituições (a CBF e a Fifa)?

Eu me pergunto sempre: Qual a superlativa felicidade que o futebol pode provocar?! Particularmente, nunca encontrei a “minha” resposta pessoal, individual e intransferível para essa questão. Mas gosto é gosto e segundo os antigos, futebol, religião e política não se discute…

Por outro lado, não é possível desconsiderar o poder da mídia sobre as pessoas e vendo uma mobilização tão grande (por todos os veículos), tenho medo do ufanismo que isso possa provocar, resultando na cegueira funcional para com outros problemas brasileiros, muito mais relevantes para a vida quotidiana de todos. Problemas estes que surgirão (aparentemente sem aviso) quando você for realizar o simples ato de abrir uma torneira e dela não sair a água para matar a sua própria sede! Outro dia aconteceu isso aqui em casa…

Temos apenas mais uns 45 dias de sossego, pois logo começarão as campanhas eleitorais e vamos passar por mais um momento de turbulências, mas desta vez teremos o papel de escolher entre um e outro nome para votar.

Uma das principais diferenças entre as eleições e as convocações para a seleção brasileira, é justamente essa! Nas eleições temos o poder de convocar o candidato que avaliamos melhor e mais funcional, já na seleção não há essa possibilidade.

Contudo, vejo que (em geral) o brasileiro conhece muito mais os jogadores de futebol e entende muito mais de suas táticas e estratégias do que as do cenário político nacional. E nem espero uma consciência globalizada, o que seria contemporâneo ao momento histórico e tecnológico em que vivemos!

É hora de sermos 200 milhões de técnicos de política! É hora de escolhermos a dedo quem vai receber o poder de nos representar! É hora de não se cansar desse assunto! É hora de tomar ciência e dar ciência àqueles que nos governam, porque deixa-los por conta própria já mostrou que não dá certo, mesmo!

#Acorda_Brasil_que_a_hora_é_essa!!! Na verdade, já passou da hora… (risos)

Novamente desejo a todos um ótimo, revigorante e divertido final de semana!

Veja a imagem da página destacada – JPG:

.

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=3653

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.