A Guerra Política nas Redes Sociais!

A Guerra Política nas Redes Sociais!

Todos estamos assistindo e participando dos acontecimentos derivados do momento eleitoral que atravessamos e desta vez, a exposição pessoal está sendo muito maior devido às redes sociais virtuais que tiveram o ingresso de milhões de usuários, devido ao surgimento das tecnologias móveis (celulares e acesso remoto à Internet).

Comumente nos cercamos de pessoas que tenham opiniões e gostos afins conosco e ninguém gosta (racionalmente ou inconscientemente) de ser contrariado, contudo, estamos presenciando furiosos debates interpessoais que espelham as intensas rivalidades partidárias e dos candidatos à presidência da república.

Em pelo menos duas ou três eleições anteriores já existiam a Internet e as redes sociais, mas o volume de pessoas que hoje as utiliza, o baixo custo para sua operação (quando comparado às mídias tradicionais) e a autonomia e liberdade em sua utilização e alimentação, são fatores que anteriormente já se provaram eficientes em outros segmentos, como na divulgação de trabalhos artísticos e publicidades coorporativas.

Contudo, vale salientar que nem todo uso da Internet é ético e que nem todos os perfis representam necessariamente uma pessoa real. Ocorre que em estratégias de propaganda on-line se constroem perfis fakes (falsos) e equipes de operados de são contratadas onde cada profissional pode ter uma centena de perfis e, é daí que partem as postagens mais agressivas no sentido difamatório e por vezes, com propósitos de promover a desinformação ou mesmo de plantar mentiras e calúnias.

Tendo bastante experiência com o uso das redes sociais posso assegurar duas coisas: Uma é que há muitos perfis fakes e tem um volume imenso de conteúdo ofensivo com o propósito momentâneo de influenciar a votação. E a outra é que diante da grande agressividade das campanhas, está ocorrendo o confronto entre pessoas com opiniões diversas, por vezes levadas do ambiente cibernético para as ruas da vida real.

Há de se lembrar do seguinte: A democracia não é um regime perfeito simplesmente porque não existe nada que seja humano e perfeito! E quando são disponibilizadas opções, sempre haverá preferências distintas (quer-se isto ou aquilo), o que no caso de uma eleição, faz ocorrer a argumentação ou mesmo o embate durante o período eleitoral.

Para termos a liberdade de poder escolher, precisamos ter a liberdade de poder falar (seja para apresentar propostas ou para se promover ou para desqualificar seus oponentes) e para que tenhamos essas duas liberdades imprescindíveis, é preciso que tenhamos informações para ponderar sobre as opções, assim como é fundamental que se tenha tolerância à opinião adversa. Pelo menos num ambiente ideal…

O certo é que as redes socias são canais importantíssimos de comunicação e já provaram sua força no ambiente político, como no caso da revolução Egípcia, em 2011, onde os protestos foram prioritariamente coordenados pelo Twitter e corroboraram para a deposição de Hosni Mubarak, ditador que governava o país das pirâmides.

Acredito que vamos sair dessas eleições com forte polarização em dois grupos contrários e tenho certeza que qualquer candidato que vença, terá forte oposição ao seu governo; coisa salutar à democracia, que precisa ter uma situação e uma oposição, ambas presentes e atuantes para que não se instaure o desequilíbrio que atravessamos por alguns anos, muito porque a oposição foi combativa e eficiente o suficiente.

Faz parte do amadurecimento de um povo e de um regime democrático o aprendizado em lidar com as diferenças e também deve fazer parte a tolerância com as opiniões diferentes e o respeito com as pessoas que as portam, o que não quer dizer que se tenha de haver a concordância obrigatória, tampouco a aceitação da prática de crimes, desmandos, desmazelos e da corrupção que historicamente assola nosso país (desde sempre).

Faço votos de que os votos digitados nas urnas, depois de amanhã, se reflitam em melhoras significativas para o nosso país, porque é nele que vivemos e que vamos criar os nossos filhos e, portanto: precisamos zelar com vigor e rigor por essa pátria!

Desejo a todos um ótimo, sério e produtivo final de semana, esperando que a luz paire sobre os eleitores nesse domingo e que ela clareie e ilumine o nosso futuro e o do nosso Brasil!

Veja a imagem da página publicada – JPG:

.

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=3788

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.