Com nova banda, Nuno Mindelis faz temporada de shows no Bourbon Street, em São Paulo/SP.

DSCF6070

“Quando eu tinha 9 anos, gostava de ouvir BB King e ficava tirando tudo, nota por nota”, brinca Nuno Mindelis, o guitarrista que já foi reconhecido duas vezes pela mídia internacional como o maior de seu gênero no país e que se apresentou nesta quarta-feira (26) no Bourbon Street, bar do bairro de Moema, na zona sul da cidade de São Paulo.

Nuno é o único guitarrista brasileiro que foi perfilado por duas vezes pela “Guitar Player Magazine” (maior revista sobre guitarra no mundo). Venceu o trigésimo aniversário da Guitar Player Competition nos EUA e foi anunciado em grandes festivais conjuntamente com nomes como Aretha Franklin, Diana Krall, BB King e Keith Jarret.

No show promovido pela rádio Eldorado FM, Nuno se apresentou com uma banda reformulada. Os músicos que o acompanharam entraram todos com roupas sociais em cinza chumbo e dentre eles estavam Flávio Navez no órgão e piano, Marcelo Naves na gaita (primo do pianista), ambos companheiros de longa data.

 Os novos integrantes são Rodrigo Mantovani no contrabaixo (também toca com o blueseiro Igor Prado) e Fred Barley na Bateria (que também integra a banda O Terço) e a mudança de elenco deu-se por conta da agenda atribulada de Humberto Zigler (baterista) e de Marcos Kris (baixista) que acompanharam Nuno nos últimos 5 anos.

Essa mudança de time alterou um pouco a sonoridade do show, que agora ficou mais intensa e bastante puxada para o rock’n’roll.

O repertório do show foi baseado nas músicas do novo disco, o álbum “Angels & Clowns” (anjos e palhaços) produzido pelo Duke Robillard (lendário músico americano), mas também trouxe faixas de CDs anteriores (“Texas Bound” de 1996 e “Blues on the Outside” de 1999), gravados com Double Trouble, duo que acompanhou Steve Ray Vaughan (ícone do blues mundial). O set list dessa apresentação foi o mesmo que a banda executou numa breve tour por Angola (há cerca de 15 dias), país natal de Nuno, que aos 18 anos (em 1975) veio para o Brasil e posteriormente se radicou brasileiro.

“You Better Believe It” abriu a noite, às 22h10. Ao estilo de bluesmen e roqueiros como Jimi Hendrix e Keith Richards, Nuno tocou mesclando acordes com melodias, mantendo-se fiel à sua técnica de não usar palhetas, mas as pontas dos dedos da mão direita, método imortalizado por Mark Knopfler, guitarrista do Dire Straits.

Os improvisos são caraterísticos do blues e do jazz e, apesar da sonoridade deste momento musical de Nuno estar fincada no rock, houve vários improvisos de Marcelo Naves que chegou a ter uma música ao estilo boogie woogie especialmente para seus solos de gaita e Flávio Naves também desenvolveu diversos solos de piano e de órgão, chegando a usar seu banco para pressionar as teclas de seu Nord C20, um simulador do órgão Hammond (registrado em foto).

Nuno levou duas guitarras para esse show, uma Fender Stratocaster japonesa de 1996 (de reserva) e uma semiacústica da Epiphone, modelo ES-339-P90-PR0, que estava com timbre bem quente e com a qual ele tocou o tempo todo. Durante a passagem de som ele disse, à reportagem da UOL, se tratar de um instrumento mais barato e que resgata as antigas guitarras fabricadas na lendária fábrica da Gibson de Calazans, em Memphis nos EUA.

Na penúltima música do show, “Blues in My Cabin”, Nuno desceu do palco para andar pela plateia, mas devido a problemas em seu transmissor sem fio, não pôde ir muito longe porque estava preso aos cabos de som, contudo ainda deu tempo de parar e posar para um selfie com uma fã.

Na penúltima música, “Blues in My Cabin”, Nuno desceu do palco para andar pela plateia  e ainda teve tempo de parar e posar para um selfie com uma fã.

A apresentação encerrou-se, às 23h40, com “In Trouble”, com Nuno solando enquanto cantava simultaneamente todas as notas que tocava na guitarra, outra proeza emprestada do ídolo Jimi Hendrix.

Veja a imagem da página publicada – JPG:

.

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=3820

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.