Playing for Change lança projeto de música no Brasil

PFC - Nova Escola de Música no Brasil

O projeto PFC – Playing For Change (playingforchange.com) nasceu em 2002 com a ideia de promover a união de músicos ao redor do mundo para mostrar todo o poder que a arte dos sons tem na ruptura de barreiras e na transposição de grandes distâncias.

Em 2005, Mark Johnson (co-fundador do projeto), andava pelas ruas de Santa Mônica na Califórnia quando se deparou com o cantor Roger Ridley tocando na calçada e do impacto de encontrar esse talento tão grande nesse artista de rua, houve a proposta para gravar a primeira canção que o projeto lançaria, Stand By Me (Fique Comigo). O sucesso foi rápido e estrondoso!

Após 8 anos da primeira música, o Playing For Change vem realizando milhares de shows ao redor do mundo (com milhões de espectadores), já lançou 105 episódios (clipes das músicas que produz) e promoveu interações entre músicos de todas as partes do planeta, incluindo algumas bastante remotas (como áreas indígenas de todos os continentes).

Outra façanha dessa ideia, que se configura como uma das realidades mais inusitadas do cenário musical mundial, foi a de colocar seus artistas de rua em contato com grandes estrelas do show business mundial; como BB King, Buddy Guy e Bono Vox (entre outros), o que reitera seu caráter de inclusão social e artística.

De posse de uma breve explicação sobre o PFC, vamos adiante:

A banda oficial do Playing For Change já realizou diversos shows, em diversas oportunidades pelo Brasil, sobretudo nos festivais musicais realizados pelo Bourbon Street e, agora eles chegam a Curitiba – PR para lançar seu primeiro programa de música na América do Sul.

O projeto consiste na realização de um grande show que terá sua receita revertida para a construção de uma escola de música dedicada ao ensino da arte dos sons para crianças. A ideia foi de um empresário curitibano, Alaércio, que percorreu a cidade vendendo ingressos e camarotes para grandes empresas e para o público, a fim de angariar fundos para a obra.

A escola será instalada na área das Moradias Cajurú (região carente do subúrbio da cidade), num prédio deteriorado que está em desuso no momento. No vídeo de divulgação dessa iniciativa, há falas de moradores que confirmam a vontade de receber a escola e frisam a deficiência educativa de ensinos complementares (como os de música e de inglês), o que é uma realidade fatídica que se repete em todo o nosso país.

Não ficou claro o papel que o projeto Playing for Change terá no projeto (se é pedagógico, além do auxílio na captação de donativos), mas já se configura como o primeiro passo que deverá se repetir por toda a América do Sul, incluindo outras localidades brasileiras.

Segue o link para assistirem ao vídeo e poderem fazer donativos para esta iniciativa: playingforchange.com/episodes/nova-escola-de-musica-em-brasil

Despeço feliz em trazer essa notícia sobre um novo núcleo de ensino musical que será inaugurado no Brasil e desejo a todos um ótimo, divertido e revigorante final de semana, desta vez ao som do Playing for Change!

Veja a imagem da página publicada – JPG:
.

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=3837

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.