Amleto Barboni lança 1º DVD!

maxresdefault

Esse é um trabalho em homenagem ao blues nascido da segunda migração da população negra nos USA, a primeira compulsória quando os escravos foram trazidos forçadamente da África e a segunda espontânea quando eles (já livres) saíram das lavouras do sul para procurar empregos nas indústrias de Chicago!

Lá chegando, a modernidade não ficou apenas nos recursos urbanos (bem diferentes das fazendas), a tecnologia também chegou para a música e eletrificou os instrumentos outrora apenas acústicos! Por outro lado, os sons vindos das lavouras também findaram por se mesclar aos ruídos urbanos, culminando por engendrar o nascimento de um novo tipo de blues: O “Chicago Blues”!

E é do nome de umas das ruas mais boêmias e ceias de bares dessa cidade de trabalho árduo que nasceu o DVD “Maxwell St.” do guitarrista paulistano Amleto Barboni!

Com um atmosfera sépia, tanto no som quanto nas imagens, esse trabalho traz releituras de clássicos do blues com certo peso e dramaticidade acrescidos aos timbres vintages (clássicos/antigos), típicos desse estilo que preza mais pelo som que se tirar ou produz de um instrumento, do que pela agilidade e velocidade com que se toca!

Com 11 faixas, todas gravadas ao vivo (áudio e vídeo) e sem nenhum overdub (técnica em que se regrava os elementos musicais em estúdio, para correção) o som do DVD é bastante peculiar e representa claramente essa fusão de valores!

A gravação do DVD foi realizada no “Arrais Studio” de São Paulo e sua direção foi do fotógrafo Gustavo Arrais, diretor do estúdio.

O som do disco foi gravado com os equipamentos do “Z&O Studio”, do próprio Amleto Barboni, que montou uma plataforma móvel no espaço de Gustavo, para poder alcançar a sonoridade pitoresca desejada.

Outra característica interessante desse trabalho, é que na banda não há contrabaixo, mais uma opção de Amleto para alcançar àquela rusticidade típica da década de 1940, onde os negros recém chegados iam “se virando” como podiam, mas época em que a música nunca deixou de estar presente, fossem as estruturas maiores ou menores!

Segundo Amleto, esse é um álbum que transita os universos acústico e elétrico, uma mescla entre o vintage e o moderno, no entanto, com a sonoridade inspirada naquele momento histórico e não uma simples recriação daquela época! (Informações colhidas na entrevista concedida ao amigo jornalista Heverton Nascimento e pulicada pela revista “Guitar. Player”).

Na banda, Além de Amleto (que toca guitarras e canta), está o renomado guitarrista Marcos Ottaviano (apelidado de “the teacher” pelo músico Ron Wood – guitarrista do Rolling Stones), na bateria está Richard Montaño (com um bumbo de 26 polegadas e peso de sobra!) e também tem a participação especial do gaitista Robson Fernandes, que rasga as músicas com diversos solos enfáticos!

Esse é um DVD onde Amleto mostra toda a sua versatilidade nas bases e solos de guitarra, evidenciando uma profunda pesquisa sobre equipamentos e sobre como tocar esse o instrumento vibrante e onde também canta com toda a concentração e foco que a voz grave de homem caucasiano pode extrair de sua alma!

Gostou?! Então seguem os canais oficiais de Amleto Barboni para que possam entrar em contato com seu trabalho e com o próprio artista: www.amletobarboni.com.br

Mais um vez me despeço desejando a todos um ótimo, divertido, revigorante e muito musical final de semana, desta vez ao som do blues de Amleto Barboni!

.

.

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=3923

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.