Igor Prado está em 1ª lugar no blues dos USA!

Blog - NP - Igor Prado Band

Com alavancadas frenéticas já na primeira música, que inicia o mais recente álbum do guitarrista, produtor, cantor e compositor, Igor Prado, ele apresenta uma imensa maturidade musical aos 31 anos de idade e é nascido em São Bernardo do Campo, cidade da grande São Paulo.

Numa alusão clara ao destino e à origem da música de Igor (o blues), assim como as terras natais da música e do músico, o novo disco recebe o nome de “Way Down South” (rumo ao sul) e em sua capa está uma estrada com uma placa dando a distância (cerca de 10 mil quilômetros) entre São Paulo – BR e California – USA.

Distância física que não quer dizer nada para quem nasceu com a herança familiar de ter uma banda de surf music dentro de casa (o pai de Igor era baterista) e se verifica isso em cada nota de cada arranjo de cada uma das 13 faixas desse primoroso CD lançando nos Estados Unidos pela gravadora “Delta Groove Records”” e que alcançou o mais alto status do blues brasileiro em solo americano: Sim, hoje o disco de blues mais tocado pelas rádios norte americanas é esse que tenho orgulho em lhes apresentar, o “Way Down South” do brasileiro Igor Prado!

A façanha foi medida pela revista Living Blues (bíblia do gênero – “Living Blues Chart”), que controla as execuções musicais em mais de 80 emissoras de rádio dos USA e segundo sua gravadora, trata-se do 1º sul-americano a atingir tal graduação! Igor está muito orgulhoso, mas frisa que seus pés permanecem no chão, salienta que a batalha do dia-a-dia continua e viaja hoje (01/05/2015) para os USA, onde inicia uma nova turnê.

Ao ouvir o álbum os “porquês” dessa conquista ficam claros e, fazendo peso positivo para tanto, estão os timbres quentes das duas guitarras de Igor (uma Dillion Goldtop com catadores tipo P-90 fabricados pelo luthier Jason Lollar e uma Fender Stratocaster com catadores Z-90 da Harmonic Design) que permitem ao músico se expressar enfaticamente em seus solos!

Ainda enriquecendo a sonoridade das guitarras, está um aparato típico da surf music da década de 1950 ligado nos amplificadores; trata-se de um outboard reverb da Fender (modelo Tank 65) que provoca uma certa distorção no efeito, assemelhado ao que o lendário guitarrista, Dick Dale, utilizava! Mas pra quem supõe que o guitarrista apenas toque em equipamentos específicos e de boutique, ele esclarece que teve de se adaptar aos diversos palcos e situações das estradas do blues ao longo de seus 15 anos de carreira.

Igor também conta que esse CD é uma espécie de uma foto dos últimos 4 anos e o processo de sua criação foi o do registro de diversos trechos gravados na estrada, nos meios das turnês e de forma muito espontânea.

Para mim: Além das óbvias raízes do legítimo blues que tudo nesse álbum demonstra, ele também tem uma boa dose do clima irreverente que o diretor de cinema, Quentin Tarantino, costuma utilizar nas trilhas sonoras de seus filmes, sobretudo, nas músicas “If You Ever” (8ª faixa) e “You Got What It Takes” (9ª faixa).

Esse disco conta com as participações especiais dos gaitistas Kim Wilson, Rod Piazza, Lynwood Slim, Mitch Kashmar, Omar Coleman e Wallace Coleman. Também participaram os guitarristas Junior Watson e “Monster” Mike Welch. A tecladista Honey Piazza e os cantores Mud Morganfield (filho de Muddy Waters), Sugaray Rayford e J.J. Jackson, são outros reforços que se somaram à obra!

Mas a base da banda é toda brasileira: Seu irmão Yuri Prado toca bateria, no contrabaixo está Rodrigo Mantovani e além do saxofonista Denílson Martins, o tecladista Ari Borger também participou do CD!

Perguntado sobre o panorama atual do blues brasileiro, Igor respondeu o seguinte: “A cena do blues no Brasil fica mais nos festivais que acontecem (e são muitos), mas não deve voltar ao mainstream como foi na década de 80, assim como a bossa nova, o choro e a MPB também não devem voltar. Porque a música de qualidade, como um todo, perdeu seu espaço.”

Nesse sentido, eu concordo em gênero, número e grau com Igor Prado e a precariedade da situação musical é tão latente que qualquer pessoa pode verificar simplesmente ligando a televisão ou o rádio nas maiores emissoras do país. Lamentável…

Mas, o que temos em mãos é um novo CD, um grande algum que já alcançou resultados altíssimos tanto na crítica como para o público e que traz uma musicalidade acessível, ou mesmo tempo que repleta de qualidade e por isso, há de se comemorar! No quesito “blues” o Brasil acaba de marcar um golaço! (risos)

Interessou?! Então seguem os canais oficiais de Igor Prado para que possam entrar em contato com sua música ou com o próprio artista: www.facebook.com/igorpradoband –  www.igorpradoband.com .

Novamente desejo a todos um ótimo, divertido, revigorante e muito musical final de semana, desta vez ao som do disco “Way Down South” do blueseiro Igor Prado!

.

.

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=3930

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.