Compartilhando Conhecimento por Rubem Farias

comunidade de raio de luz

Rubem Farias (músico, contrabaixista e produtor musical) é natural de salvador (nascido no Hospital Caribé) e tem em os CDs Respostas e Amassuno em sua carreira solo. Também lidera a banda Funk Brasil que tem 2 discos gravados (o Funk Brasil e o No Stress) e está preparando o terceiro CD dessa banda (pela gravadora Galeão), que homenageará Ivan Lins e Vitor Martins. Acompanhou diversos artistas consagrados, como Filó Machado, Paulo Ricardo, Mafalda Minnozzi, Bocato e Tomati entre outros e está em turnê com o seu novo álbum (Festa do Sol)  gravado nesse ano de 2015.

O espírito irrequieto e criativo de Rubem o faz querer ir além de sua função tradicional de contrabaixista (apesar de já ser um talentoso multi-instrumentista e produtor musical) e dar vazão a fusões artísticas incluindo, artes plásticas, fotografia, poesia, dança e audiovisual.

Desta iniciativa surgiu o projeto “Compartilhando Conhecimento”, que nasceu espontaneamente no início de 2015, através de uma parceria com o produtor musical Thiago Beatriz (https://www.facebook.com/thiagobeatriz – a quem Rubem tece muitos elogios). Thiago tem excelentes estruturas para gravações de áudio e de vídeo (o Villa Estúdio e o Villa Filmes), uma visão ampla, é produtor musical, guitarrista e já hospedava diversos trabalhos de Farias anteriormente.

Até agora foram gravados mais de 40 clipes, dos quais aproximadamente de 23 estão disponíveis ao grande público em canais do Facebook (www.facebook.com/rubemfariasproducoes) e do Youtube (www.youtube.com/user/rubemfarias1). Somente essa semana serão publicados mais 3 vídeos e vale ficar de olho porque sempre haverá novidades!

Rubem salienta que todos os músicos foram muito solícitos em suas entrevistas e que o conteúdo diverso das experiências e vivências desses artistas será de grande proveito para quem deseja aprender música, para quem ama música, para quem busca inspiração e até mesmo para a vida e o dia-a-dia de qualquer pessoa!

Para Rubem, todo mundo é artista (em qualquer ofício que seja) e o que define o melhor êxito de uma pessoa é sua doação e o amor que se aplique ao que quer que se faça! Aí sim é possível convencer o público da música, da foto, do vídeo, do desenho, da pintura, da arquitetura… Ou seja lá o que se estiver fazendo…

Uma das reflexões de Rubem para descobrir o que se deseja ser na vida é: “Pense no que você faria de graça!” No meu caso (e no dele), nós tocaríamos de graça! O que realmente fazemos com frequência! (risos).

Pra quem quiser ter um contato direto com Rubem, basta lhe escrever em sua fan page (primeiro link acima) e quem pretender estudar baixo ou se aprofundar no instrumento, pode optar por se inscrever no seu Grupo de Estudos, um curso on-line para assinantes, com conteúdo diverso (teoria e prática musical), ministrado por esse experiente instrumentista.

As inscrições são realizadas através do site www.rubemafarias.com.br e é uma ótima opção para obter instruções e manter contato com um músico de alto nível. Dentre o corpo de alunos, também está o humorista Marcelo Marrom que fez parte do programa Altas Horas por diversos anos e que recentemente fez agradecimentos especiais a Rubem durante sua entrevista no programa do Jô.

Além desse curso pago, Rubem também tem um projeto altruísta chamado “Jazz in Roots”, no qual realiza aulas-shows abertas (assemelhadas a workshops) no Jardim Roberto nº 6 da cidade de Osasco e também no Jardim Padroeira II, ambas regiões periférica da grande São Paulo. Essas atividades acontecem uma vez por semana e o objetivo é levar o jazz, a cultura e a arte para lugares onde eles jamais passariam!

A meta seguinte é alugar uma sede fixa para o projeto e manter uma gama de instrumentos musicais à disposição das pessoas para que possam estudar com maior frequência. Para isso será necessário o apoio de empresas para dar suporte a uma estrutura melhor.

Rubem salienta a importância do ensino musical para todos e reitera o valor que o respeito pela música tem de ter, uma frase sábia e profunda que saiu da boca de um de seus alunos mais carentes, do projeto Jazz in Roots.

E é com muito respeito à música e às artes que me despeço, desejando a todos mais um ótimo, divertido e revigorante final de semana!

.

.

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=3945

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.