Crise brasileira: Um filme de terror sem fim!

Sem título-1

Pode parecer um título espalhafatoso, mas foi assim que o “FT – Financial Times”, renomado jornal britânico, estampou seu editorial sobre o Brasil nessa 5ª feira.

Particularmente, acho que os ingleses sequer têm ideia do verdadeiro terror dessa crise que agride a nós brasileiros, essa que sentimos a flor da pele e em nossos estômagos! De qualquer forma, é curioso um jornal estrangeiro seja mais incisivo do que os nossos próprios veículos de comunicação, que passam certa tranquilidade sobre a situação do país e, a meu ver, dá falsas esperanças sobre a possibilidade de uma recuperação rápida do Brasil.

Mas o FT ainda foi além da simples avaliação econômica e também ressaltando a “podridão” (com esse adjetivo) dos escândalos de corrupção que cunham as mais altas esferas do poder político brasileiro, salientando que já existem dúzias de motivos para levar a presidente Dilma ao impeachment, o que o jornal julga “difícil de acontecer”.

“Nas favelas, no Senado, sujeira pra todo lado. Ninguém respeita a constituição, mas todos acreditam no futuro da nação.” Essas palavras sábias, organizadas num dos maiores hits do rock nacional foram escritas em 1.987 pelo saudoso “Renato Russo”, líder da banda “Legião Urbana”.

Ao cantá-la no show do último sábado (18/07), quanto tive o prazer receber a participação especialíssima do amigo, cantor e compositor – “Flávio Landau” – percebi o quanto essa letra está atual, ao mesmo tempo em que o país está completamente desatualizado e, nada mudou nesses últimos 27 anos, chegando até a retroceder em certos aspectos.

Agora, boa parte das universidades formam mais ativistas do que técnicos, criando uma animosidade entre os empreendedores e seus colaboradores, que ao se empregarem comumente cedem ao jargão: “Me vendi para o sistema.” Não seria melhor que os trabalhos fossem em conjunto para atingir objetivos comuns?!

Ao mesmo tempo em que o Brasil rompeu drasticamente com as noções do marxismo, porque aqui não é mais a burguesia que oprime o proletariado. Ambos são oprimidos pela classe dominante política, que aplica políticas econômicas, de infraestrutura e de educação punitivas para todo o sistema produtivo e de consumo do país.

E o pior: Ao invés de termos “Renatos Russos” cantando as dores e os amores brasileiros, agora temos uma leva de “Mcs Gimes” desafinando publicamente nas grandes emissoras de rádio e de TV com versos do seguinte tipo: “Contânu us plaquê de 100, dentro de um Citroën, aí nóis convida porque sabe que elas vem.” Escrevi da exata forma que essa mer… música é cantada, ops: desafinada.

Repare no conteúdo dela: Ao ter muitas notas de 100 reais terão mulheres virão às suas festas etodo mundo sabe como são os bailes funks, não é?! Então isso não equivale a dizer que essas mulheres fazem sexo por dinheiro?! E se esse for o recado, ele não estaria chamando as mulheres de “interesseiras” (na melhor das hipóteses) ou mesmo de “profissionais do sexo”?!

De qualquer forma, é isso que toca nas rádios, na TV e que povoa a cultura musical dessa geração que vota errado repetitivamente. O já me afligiria por demais, mesmo no caso de não prejudicar diretamente a minha vida, as dos meus familiares e as dos amigos, mas isso está ferrando e afetando todo mundo, de forma direta e muito forte!

Não estou na faixa de idade dos 18 aos 24 anos, onde está o maior índice dos desempregados do país, que agora se avoluma batendo recordes negativos históricos! Isso significa que os jovens estão com dificuldades em ingressar e manter seus primeiros empregos, o que por sua vez significa que não terão condições pessoais de se auto sustentarem, o que pode leva-los aos programas assistencialistas oferecidos pelo governo e a parcela da população que se acostumar com essas esmolas políticas dará maior volume aos currais eleitorais, votando errado de novo para manter sua precária situação de assistido por governos popularescos, corruptos e ineficientes no que diz respeito a construção de um país moderno, pujante e atualizado com as possibilidades do século 21!

Novamente despeço-me desejando um ótimo, revigorante, divertido e muito musical final de semana, torcendo para que a investigação “Lava Jato” possa remover parte da podridão política com maior velocidade!

.

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=4034

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.