Perdendo a razão…

Mental_Ward400

A incapacidade de Dilma Rousseff em se articular (dentro e fora de seu próprio cérebro) é uma das coisas mais preocupantes que já testemunhei nessa vida.

Por diversas vezes assistimos a essa senhora fazer uso do austero e reverenciado púlpito máximo do governo federal para iniciar um pronunciamento, se perder em meio ao assunto, fazer alusões incoerentes com o raciocínio (como eu queria que houvesse um) e sem nenhuma ligação com o tema inicial, concluir seu discurso inconclusivo!

Ao se manifestar com palavras tão desconexas, a sua fala se torna sem sentido e, ao tomarmos o fato puro e simples, temos o seguinte: A condução do país que habitamos está nas mãos de uma pessoa que sequer consegue falar!

Modestamente penso que o responsável por uma nação inteira, cujas diversidades das situações internas e externas são tão vastas e complexas, deveria ter maiores atributos e competências do que a grande maior parte de nós.

Seria muito interessante que o condutor de um país tivesse uma cultura imensa, inteligência sagaz, instinto percepção aguçadas e uma habilidade social e política incontestáveis. Tudo somado a um senso altamente prático e muita disposição incansável para exercer o papel de chefe de estado. Mas o que vemos é uma pessoa que sequer sabe falar e, que quando fala; saúda a mandioca…

Talvez o senso de humor brasileiro, que faz piadas de tudo, faça que com se aceite esse tipo de condição lastimável. Também pode ser que o som das panelas não deixe a voz da presidente ser percebida como é de fato. Ou quem sabe, seja o sentimento de impotência somado à incapacidade de grande parte da população em notar que nosso barco está sendo guiado rumo a um naufrágio, que nos faz conviver com o lastimável.

Não temos mais capitão! E o presente caso me faz lembrar o que se passou na China antiga, no ano 247 antes de Cristo, quando seu primeiro imperador foi constantemente medicado com mercúrio para tentar alcançar a vida eterna, mas comprometeu definitivamente o seu cérebro ficando completamente insano e, toda uma nação teve de aguardar o seu falecimento, dado que o imperador era vitalício.

Todo um povo subordinado à loucura de uma única pessoa… Pense nisso! Mas não estamos na China, aqui é o Brasil e nossa república é democrática, portanto, não temos com que nos preocupar, não é?! Gostaria que assim fosse, mas ao mesmo tempo em que não temos o engessamento do antigo estado chinês (o império vitalício), temos o vício pelo poder que se alastra e toma conta dos seres humanos que assumem quaisquer cargos de influência.

Eis um ditado antigo: “Quer conhecer um homem, dê poder a ele!” Nesse sentido, a coisa aqui está quase assim: “Dois (Lula e Dilma) contra a vontade do resto da nação.”

Enquanto os chineses abaixavam a cabeça para seu desvairado imperador, os brasileiros riem de sua presidente, mas ambos consentem suas ultrajantes situações, apenas mudando o dispositivo de sublimação.

Só que fora da alçada psicológica, o mundo gira e não pede licença para existir e para que o tempo corra! Nesse ínterim (da realidade externa) vemos o governo de Dilma Rousseff, seu partido e o líder de seu grupo (Lula) proporem medidas que só interessam a eles, como por exemplo a da recolocação da CPMF que serviria para pagar contas que eles mesmos fizeram e que não geram quaisquer benefícios para a população.

A imprensa diz: “O governo precisa reduzir seus gastos com cortes de cargos. É preciso cortar na carne, mas eles não fazem isso.” Eu discordo! Eles estão cortando na carne, só que na noss porque não lhes acontece nada! E a solução adotada para aumentar a arrecadação foi a reimplantação de impostos sobre produtos industriais, principalmente nas áreas das telecomunicações e da informática, justamente onde o PT nunca conseguiu exercer um controle social completo… Será coincidência?!

O fato é que vivemos numa república democrática, constituinte e há clausulas na constituição que resguardam a nação para os casos em que os governantes perdem a capacidade plena nas funções da governabilidade. Só que vários juristas, políticos e boa parte da imprensa afirmam ser inconstitucional usar os dispositivos da constituição federal, o que confunde mais ainda… Já sei, vou pedir uma pizza! Olha a piada pronta pra enfrentar um caso que nos escapa ao controle! Brasil-sil-sil-sil…

O certo é que assistir aos noticiários está dando depressão e já desliguei as notificações do Facebook, Twiiter, Whatsapp porque é terrível ver diariamente o quanto vai mal o país que amo profundamente. Em todo caso, me parece melhor curvar para cima sorrindo do que para baixo reverenciando…

Desta forma, me despeço convidando a todos para o show que farei nessa sábado (amanhã – 05/09) no Santa Garrafa (www.santagarrafa.com.br) onde terei o prazer de receber o mestre do blues/rock brasileiro, Paulo Meyer e, também o músico Fábio Laguna, um dos maiores tecladistas do rock nacional!

Que todos tenhamos um ótimo, revigorante e muito divertido final de semana!

.

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=4061

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.