Lancaster – Say Goodbye To Trouble

Say Goodbye To Trouble Capa

Diga adeus aos problemas, diga adeus essa noite. O blues está aqui pra fazer você se sentir bem!

É com essas palavras que o mais novo disco do blueseiro, Lancaster (mineiro de nascença e paulista de vivência), tem início e concordo plenamente que esse estilo musical tem tudo a ver com a alegria, a descontração e a dança, apesar de se tratar de um gênero complexo de ser tocado e cantado.

Outro ponto interessante dessa letra é a contradição óbvia com a fama usual e popular desse gênero, que é de ser triste. Mas triste mesmo é ouvir essa bobagem e ver que essa noção errônea tenha ganhado o imaginário popular, de muita gente que sequer conhece esse tipo de música. Daí já vai o primeiro ponto positivo para este CD!

O álbum em questão é o “Say Goodbye to Trouble”, 7º disco da carreira de Lancaster e um ponto que me chamou a atenção é o timbre da guitarra, que guarda a mesma identidade em todas as músicas, é de um instrumento da Fender, modelo Telecaster, ano 1968, como as que Keith Richards (Rolling Stones) e Bruce Springsteen utilizam, apesar do artista preferir uma analogia com o mestre do blues, Albert Collins.

A guitarra de Lancaster soa com forte tendência à década de 1950 e tem um “que” de surf music. Nas gravações não foram utilizados amplificadores e o som foi gravado direto na placa de som, apenas contando com um pedal de Tube Screamer e com outro pedal de reverb analógico, da Arcano. Ocorre que durante a pré-produção do álbum, Lancaster gostou tanto dos resultados, que preferiu manter essa sonoridade.

A locação das gravações foi o próprio quarto dele e os equipamentos envolvidos não foram os mais caros do mercado, provando que a experiência dos profissionais e o bom gosto é que mandam na qualidade final de um trabalho. Para tanto, o projeto contou com a expertise de Vagner Alba (engenheiro de áudio), Izal de Oliveira (contrabaixista), André Machado (baterista) e Edu Souza (nos backing vocals), além de Lancaster nas guitarras e vocais principais.

Ele frisa que a sonoridade peculiar do blues vem principalmente da honestidade, tanto da música quanto das letras e, a maneira de falar sobre os assuntos é bastante direta, sem a pretensão literária que as músicas brasileiras geralmente têm, afinal a origem dos compositores norte-americanos era muito humilde.

As composições de Lancaster seguem nesse sentido e não deixam de tanger temas bastante atuais, como é o caso da canção “Talking to Myself”, que aborda os modernos telefones celulares, que impedem as pessoas presentes de conversarem entre si, porque não tiram o olho dos smartphones para falar com pessoas ausentes. Fato bastante recorrente hoje em dia, não é?!

O álbum conta com 9 músicas, sendo que a última, “O Bêbado, o Estressado, o Gato e o Cachorro”, é uma brincadeira que Lancaster costuma fazer ao vivo e que desta vez foi registrada no disco. Também é a única música em português e os sons de animais e de pessoas são imitados nas cordas da guitarra.

Interessou?! Então seguem os canais oficiais do artista: Site, www.lancasterferreira.com (onde está o conteúdo mais completo) e o Facebook, www.facebook.com/lancaster.ferreira.

Feliz por trazer mais uma pauta musical de qualidade, despeço-me desejando a todos um ótimo, divertido e revigorante final de semana, desta vez ao som do disco “Say Goodbye to Trouble”, do blueseiro Lancaster!

.

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=4152

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.