Jefferson Gonçalves – do Blues ao Baião e vice-versa!

jg_cd_capa

O gaitista e compositor carioca, Jefferson Gonçalves, acaba de lançar seu novo álbum em comemoração aos 25 anos de carreira!

Trata-se de um trabalho plural e com diversos sotaques musicais. Vai do rock ao country, mantendo sempre os pés no blues e no baião, talvez as suas duas maiores influências.

A iniciativa foi realizada através do sistema de financiamento coletivo (em inglês – crowdfunding), administrado pela empresa Benfeitoria (benfeitoria.com) e a adesão dos fãs foi tamanha que superou a meta inicial de 28 mil reais, alcançando 31 mil reais ao final do prazo de captação!

O disco chama “Jefferson Gonçalves – 25 Anos de Carreira” e saiu em dezembro de 2015, em três formatos: CD, vinil e digital, todos distribuídos pela Sonora Música (www.sonoramusica.com.br).

Uma curiosidade sobre esse trabalho é que o público pôde escolher algumas das músicas do repertório, sendo que as faixas 02 (Baião pra Jú), 03 (Café Expresso), 06 (Encruzilhada), 07 (Ar Puro) e 08 (Rolling Along) foram escolhidas através de votações promovidas pela Internet.

Para mim, a música que mais se destacou foi a segunda e posteriormente identifiquei, junto ao Jefferson, que tal composição se tratava de uma homenagem para sua esposa (Juliana), que é bailarina e bastante agitada, assim como a canção.

A primeira faixa do disco (I Can’t be Satisfied) é uma versão de um clássico do antológico blueseiro norte americano, Muddy Waters, assim como a quinta faixa (Shame, Shame, Shame) é uma regravação do clássico Jimmy Reed. A quarta (Gréia) e a nona faixas (Baião Pifado) são músicas autorais antigas, que Jefferson havia gravado com sua banda, mas não havia lançado e agora saem como inéditas.

Um fator que me chamou a atenção foi a uniformidade do áudio do álbum, que ficou extremamente homogênea, mesmo reunindo gravações anteriores realizadas em momentos, estúdios e equipes distintas. Isso atesta a maturidade e qualidade que os elencos de músicos e técnicos já tinham (mesmo há anos atrás), assim como atesta a vivacidade e a jovialidade musicais atuais desta equipe de veteranos!

Para alcançar esses resultados, foram realizadas novas mixagens e masterizações em todas as músicas, o que tornou o áudio do disco bastante pesado, coeso e cristalino. Tudo foi produzido no estúdio da Soundtracks (www.soundtracksrio.com.br).

Jefferson é um gaitista de primeira e pertence à seleta nata dos melhore músicos brasileiros, já tendo gravado e tocado com grandes nomes e nos mais importantes palcos do país! Segundo ele, a gaita é o único instrumento de sopro capaz de fazer acordes (grupo mínimo de 03 notas simultâneas, chamadas tríades) e isso se destaca em seu trabalho, porque a gaita contribui nas linhas melódicas das músicas (papel mais comum desse instrumento) e também vai para a base, auxiliando a engrossar o som da banda, quando é a vez de outros instrumentos solarem.

O som de sua gaita é produzido por dois amplificadores simultâneos, os misturando gradativamente. Ele utiliza amplificadores valvulados da Serrano (que têm uma certa distorção) e amplificadores transistorizados da AER (que têm mais definição e dão a nitidez necessária para fazer os acordes na gaita).

Vários músicos de peso participam das gravações desse disco, todos de qualidade e com carreiras inquestionáveis e dentre eles; o guitarrista, violonista e cantor Kleber Dias figura como braço direito de Jefferson, tendo participado da harmonização de todas as músicas, da parceria na composição de duas faixas deste CD e acompanha o artista desde seu primeiro show solo, em seu primeiro disco!

Interessou?! Então seguem os canais oficiais de Jefferson Gonçalves, onde poderão entrar em contato com ele e sua música! Site: www.jeffersongoncalves.com – Facebook: www.facebook.com/jefferson.goncalves1 – Twitter: @harmonicajg – Instagram: @harmonicajefferson .

Com a alegria de publicar minha primeira dica musical de 2016, me despeço desejando a todos um ótimo, revigorante, divertido e muito musical final de semana, desta vez ao som da fantástica gaita de Jefferson Gonçalves!

.

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=4171

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.