A gaitista argentina, “Xime Monzón”, lança seu 1º CD integral!

13613302_1101649166571765_9165660206255290056_o

A gravadora brasileira “Chico Blues Records” caba de lançar o primeiro álbum integral da blueseira porteña, “Xime Monzón”, que recebe o título de “My Harp, My Soul”. Tradução: Minha Gaita, Minha Alma.

Em 2015 ela havia participado do terceiro volume do projeto “Blues Em Movimento”, com a banda “4 Harmônicas Argentinas” e agora parte para um trabalho solo que já vem sendo bem recebido em diversos dos mais importantes festivais de jazz e blues do Brasil.

Nesses eventos ela tem tocado ao lado de grandes nomes do blues e da gaita nacional, como foi o caso dos shows que realizou em conjunto com “Flávio Guimarães” e da banda do guitarrista “Netto Rockfeller”, a “Sound Tracks”, na oitava edição do “Bourbon Festival Paraty” deste ano.

Com uma grafia ao etilo de “Tim Burton”, a capa de seu novo disco recebe uma foto de “Xime” segurando uma gaita mais um microfone específico para harmônicas e na cintura ela está com um cinturão repleto de gaitas, cada uma com uma tonalidade, equipamentos que ela utiliza em suas apresentações.

Sua herança musical vem de família e foi ouvindo a guitarra, a gaita e o canto de seu pai, “Enrrique Monzón”, dentro de sua própria casa que ainda menina, ela desenvolveu a paixão pela música! Atualmente ambos ainda se divertem tocando juntos.

Em seu disco e em suas performances esse amor fica bastante evidente e as 10 músicas deste novo disco oferecem um passeio por sua trajetória musical que contém elementos diversos, mas um centro em comum, o blues tradicional.

No canto, as influências de “Xime” são “Muddy Waters”, “Junior Wells”, “Koko Taylor”, “Big Mama Thorton” e todos os grandes mestres de Blues. Durante entrevista ela diz: “Me gustaria sonar como ellos. pero bueno naci en otra epoca y en otro país.”  – Tradução: Gostaria de cantar com eles, mas nasci em outra época e em outro país.

Na gaita, os ídolos de “Xime” são “Walter Horton”, “Sam Myers”, “ Litlle Walter”, “Adrian Jimenez”, “ Pablo Brotzman” e novamente enfatiza gostar de todos os grandes mestres da harmônica.

Ao ouvir o álbum pude identificar alguns elementos de rockabilly em “Something You Got It” (que remete à década de 50). Em “Scratch My Back” (música onde seu pai gravou as percussões) pude ouvir uma pitada de Creedence e na faixa “Strangers Blues” encontrei algo de country e de folk nos vocais.

Já a canção “Raiming in My Heart”me soou como àquelas trilhas sonoras dos antigos filmes de faroeste e dos cowboys dos USA, ou mesmo como algumas trilhas de alguns filmes do Elvis.

Perguntada se reconhecia essas influências em suas músicas, “Xime” respondeu o seguinte: “Si se identifica! Porque todo viene de la musica afroamericana.” – Tradução: Sim, identifico! Porque tudo veio da música afro norteamericana.

A síntese que extraí das audições de seu novo disco se assemelha muito ao que vi e ouvi em seus shows, trata-se de um pessoa habitado pela música e que a transborda através da gaita, do canto e do gesto! Por isto tenho o prazer de recomendar este disco!

Interessou?! Então seguem os canais oficiais da artista e sua gravadora: Facebook: facebook.com/ximemonzonarmonica – Site: ximemonzon.com – Gravadora: chicoblues.com.br. E para quem quiser aprender gaita com a artista, ela ainda ministra aulas presenciais na renomada “Escola de Blues” de Buenos Aires – escueladeblues.com.ar/?teacher=ximena-monzon!

Novamente me despeço desejando a todos um ótimo, divertido, revigorante final de semana, desta vez ao som do disco “My Harp, My Soul” da gaitista e blueseira argentina, “Xime Monzón”.

.

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=4312

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.