Larry Carlton, a lenda da música volta ao Brasil!

20160719_220552

A última terça-feira (19/07) entrou para a história do show business do Brasil como o dia em que uma lenda viva da música mundial retornou ao solo (ops, ao palco) brasileiro.

Trata-se do ganhador de 4 Grammy (o Oscar da música), o guitarrista de jazz norte americano, Larry Carlton (nascido em 1948), que além de premiadíssimo, tocou ao lado de nomes como Michael Jackson, Steely Dan, Barbra Streisand, Billy Joel, The Four Tops, Quincy Jones, Joni Mitchell, Christopher Cross e influenciou gerações de músicos.

Sua última apresentação aqui no país havia sido em 1986, no Free Jazz Festival, época em que o hábito de fumar era estimulado e visto como um status positivo.

Com trabalho consolidado desde a década de 1970, quando ainda era integrante da banda “The Crusaders”, ele já gravou mais de 100 álbuns, dentre os quais muitos ganharam disco de outro e de platina devido às imensas vendagens.

Em sua carreira solo (iniciada em 1978), ele fez parcerias com grandes nomes da guitarra, como: Robben Ford, Lee Ritenour e Steve Lukather, entre outros.

O solo que Larry Carlton gravou para a música “Kid Charlemagne”, do álbum “The Royal Scam” de 1976, para o grupo “Steely Dan”, lhe rendeu a inclusão na lista dos melhores solos da história e por utilizar sempre a mesma guitarra, uma Gibson de modelo ES-335 de 1969 na cor sunburst, ele foi apelidado como Mr. 335.

Mas a vida de Larry Carlton não foi sempre tão fácil… No dia 6 de abril de 1988, quando estava em sua própria casa em Hollywood Hills, um adolescente parou em frente à ela e disparou várias vezes, sendo que um dos tiros atingiu o pescoço de Larry e provocou a perda dos movimentos de seu braço esquerdo.

Ele chegou a pensar que jamais voltaria a tocar, mas não desistiu, persistindo na fisioterapia e conseguiu retomar seus movimentos, o que longo dos anos seguintes lhe devolveu a plenitude de sua aprimorada técnica na guitarra!

A apresentação desta semana foi realizada pelo Bourbon Street (bourbonstreet.com.br), a mais renomada casa de shows musicais do Brasil, também premiadíssima e que detém grande tradição de atuar nos estilos do blues, jazz, soul, funk e gospel dos USA, folk, r&b e também na MPB.

Afinal, não podia ser diferente: Um grande palco para um grande artista!

Na plateia, que ovacionou Larry ao final de cada música, estavam os mais influentes críticos musicais e jornalistas da mídia brasileira; Heverton Nascimento da Guitar Player, Jotabê Medeiros da UOL, Sérgio Martins da Veja, Maria Ines Costa da Maic Comunicação e Itamar Montalvão da Rolling Stone, em conjunto com uma legião dos mais talentosos músicos brasileiros.

Também não posso deixar de destacar a belíssima matéria de página inteira escrita por João Paulo Carvalho e publicada pelo O Estado de S.Paulo no mesmo dia do show!

Para Carlos Nascimento (o Tomati, guitarrista que integrava o sexteto do Programa do Jô), o som da guitarra de Larry Carlton lhe soava como os sinos de um carrinho de sorvete para uma criança e o brilho em seus olhos era facilmente percebido!

Como eu apenas havia presenciado em um único, mas absurdamente prazeroso show que assisti de BB King, desta vez também tinham dezenas de pessoas que levaram suas guitarras para ser autografadas pelo artista! Talvez uma das maiores manifestações do quanto uma pessoa pode ser fã de um músico!

Ao término do show, pude acompanhar Larry Carlton até os camarins onde ele falou da emoção de tocar no Brasil, do calor do público brasileiro, também elogiou a estrutura, o som e carinho com os quais foi recebido no Bourbon Street e disse que gostaria de voltar em breve!!!

Será que veremos Mr. Larry Carlton novamente no Bourbon Street?!  Creio que todos esperamos que sim!!!

Interessou?! Então segue o site oficial de Larry Carlton para que possam desfrutar de toda a sofisticação desse virtuoso e melodioso guitarrista: larrycarlton.com

Novamente me despeço com a alegria de ver aqui, nesta terra onde cantam os sabiás, artistas macroscópicos fazendo shows maravilhosos para degustação do público brasileiro!

Desejo a todos um ótimo, divertido, revigorante e muito musical final de semana, desta vez ao som da guitarra de Mr. 335, Larry Carlton!

.

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=4319

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.