Olimpíadas – O mundo de olho no Brasil.

rio2016

Hoje, a partir das 20h, será realizada a cerimônia de abertura das Olimpíadas 2016, sediada no Rio de Janeiro.

Grande parte do mundo assistirá a esse espetáculo. Serão bilhões de telespectadores de centenas de países, de todos os continentes e dos mais diversos idiomas e culturas.

Sim, começamos com o pé esquerdo no tocante às obras para a realização das olimpíadas. Praticamente tudo deu pane! Desde as privadas entupidas dos apartamentos da Vila Olímpica, passando pela rejeição de delegações inteiras com suas hospedagens e até as estruturas dedicadas ao público e não aos atletas, como o novo meio de transporte carioca, o VLT – Veículo Leve sobre Trilhos, que parou já no seu primeiro dia funcionamento tarifado.

Isso sem contar os superfaturamentos em todas as áreas ligadas ao evento, a corrupção, a ciclovia que fica sobre o mar e não contava com a força das ondas da “ressaca” e teve uma parte desabada matando duas pessoas, além do falastrão e fanfarrão prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que deixou de cumprir seu papel, não assume suas responsabilidades e ainda fala diversas e imensas bobagens toda vez que ligam uma câmera e lhe dão um microfone.

Para a bela saltadora aquática braseira, Ingrid Oliveira, o problema é que o público deseja ver sua performance apenas porque ser bonita, enquanto ela gostaria de ser vista por suas qualidades desportivas. Desta forma ela rejeita o título de musa que recebeu espontaneamente.

Para a comissão organizadora da cerimônia de abertura, o problema é decidir se vão chamar Michel Temer apenas de presidente ou se vão acrescentar a palavra “interino”.

Para Thomas Bach, presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), o problema é que ele espera que o stress que teve aqui no Rio 2016 não se repita no futuro.

Para os russos, o problema é estimular seus atletas a usar anabolizantes e adulterar os resultados dos exames antidoping sem ser descobertos. Motivo pelo qual quase toda a sua delegação foi desclassificada.

Para o exército e polícias brasileiras o problema é tentar manter a paz e a ordem na capital nacional onde o crime é mais presente, cruel, organizado e por onde voam balas perdidas por todo o lado. Isso sem contar a ameaça terrorista proferida pelo Estado Islâmico.

Para os ambientalistas, médicos e atletas dos esportes nauticos o problema é que a baia da Guanabara continua mais poluída do meu nunca e velejadores, nadadores e remadores vão ter de mergulhar no lixo para competir.

Para o orçamento público brasileiro, espera-se que o “legado olímpico” não seja do mesmo tipo do da copa e que o assalto aos cofres públicos praticafos em ambos os casos, ofereça pelo menos um melhor retorno social e urbanístico para a cidade do Rio de Janeiro e para sua sofrida população.

Evemtualmente vou trabalhar e tocar na cidade maravilhosa e posso dizer que eles merecem as melhorias prometidas, o que já sabemos que não terão integralmente, mas torço muito para que elas sejam significativas e venham a ajudar o dia-a-dia de todas aquelas pessoas.

E para mim, também torço pelos atletas brasileiros, mas torço mais ainda para que o Brasil receba bem todos os turistas e para que esse momento da mais alta visibilidade que um país pode ter nos apresente e represente como somos e não como nossos políticos são! Porque o mau caráter é deles e não de todos nós, o povo desta terra.

Acordamos cedo e dormimos tarde para trabalhar e conquistar o provimento financeiro para nossos lares. Enfrentamos filas e pagamos pela gasolina, luz, telefone e financiamentos que contraímos. Não temos cartões de crédito corporativo e nem auxílio alimentação, moradia, vestimenta, despesas de gabinete e todas as mordomias e estruturas que e eles usam para ganhar tempo e dinheiro para ferrar com o próprio povo que os elegem.

Desejo profundamente que façamos bonito e que as coisas aconteçam como devem acontecer, até porque o mundo inteiro estará de olho nas coisas daqui! Afinal, não quero meu país pagando um mico intergaláctico!

Novamente me despeço desejando a todos um ótimo, divertido e revigorante final de semana, desta vez com espírito olímpico, mas um tanto desconfiado! rs…

.

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=4330

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.