Ivan Márcio & Roger Gutierrez lançam o CD “Blues from the Basement”!

Blues from the Basement Ivan Marcio Roger Gutierrez

Trata-se de um disco que saiu direto dos porões do blues paulistano, mais precisamente da Rua Elísio de Castro, que fica no bairro Ipiranga, onde mora o gaitista e vocalista, Ivan Márcio! Ou seja, direto da gema!

Este é segundo o trabalho em conjunto com o músico, Roger Gutierrez, que possui todas as malandragens e fraseados do blues e da rockabilly bem debaixo dos dedos! Seja nas guitarras, nos violões ou mesmo na lap still guitar (instrumento semelhante a uma guitarra havaiana, que é tocando com um cilindro de metal ou de vidro).

Para que essa obra composta por 12 clássicos do blues pudesse ser concluída com a sonoridade desejada, eles contaram com um time também formado por grandes mestres do estilo musical no Brasil, são eles: Marcos Klis que tocou contrabaixo acústico, o multipercussivo baterista, Humberto Zigler e o pianista e organista André Youssef.

A sonoridade do disco é equilibrada e faz jus ao elenco de músicos que o gravou. É possível ouvir claramente a todos os instrumentos e identificar cada detalhe de cada canção.

Os timbres dos instrumentos conduzem o ouvinte a uma experiência “retrô” (remetendo a sons antigos), mas em nenhum momento parece nostálgico e a qualidade do áudio (graves, médios e agudos estão todos lá), conforme é possível fazer nos tempos modernos!

É um disco que presta reverência à boa música, onde os arranjos e a desenvoltura dos músicos não ficaram presos às gravações originais e é possível perceber o clima que estava rolando naquele porão, daquela casa de São Paulo, onde aqueles caras que respiram música submergiram para debaixo da terra e entraram num “buraco de minhoca” (termo da física que indica transporte pelo espaço tempo) para produzir um dos mais puros blues norte-americanos feitos no Brasil.

Pois é, desta vez “nesta terra onde cantam os sabiás” cantou a gaita, a guitarra, o piano e o organ hammond. E vale salientar que todo o disco foi gravado ao vivo, em apenas dois canais e todo o processo (da captação até a mixagem e masterização) demorou apenas dois meses.

Considero um grande feito, tendo em vista a excelente qualidade do resultado final, porque o álbum alcançou uma sonoridade de alto nível, mesmo tendo sido produzido com importantes limitações de equipamentos! Nesse sentido, a dupla “Ivan Márcio & Roger Gutierrez” literalmente “tirou leite de pedra”, demonstrando claramente a qualidade de ambos!

Outro aspecto que chamou atenção foi o projeto gráfico do encarte, que é todo em papel (sem o uso de plástico) e teve as fotos feitas por Eric Malentaqui (no bar Piratininga que fica na Vila Madalena em SP) e a arte gráfica produzida por Dayvk Martins.

A iniciativa contou com o apoio do bar CC Rider, que ajudou a custear a prensagem dos CDs, que foi lançado pela gravadora Chico Blues (chicoblues.com.br).

Interessou?! Então seguem os canais oficia da dupla: Roger – facebook.com/roger.gutierrez.5872 Ivan Márcio – facebook.com/ivanmarcioblues .

Novamente desejo a todos um ótimo, revigorante e muito divertido final de semana, desta vez ao som do disco “Blues from the Basement” da dupla paulistana Ivan Márcio e Roger Gutierrez!

.

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=4357

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.