Julia Smith lança seu 1º CD – “Sem Me Preocupar”!

capa-album

A guitarrista, cantora e compositora capixaba –Julia Smith – acaba de lançar seu primeiro álbum, que traz sete músicas inéditas, todas de sua autoria!

É um disco que apresenta uma visão humana e musical bastante peculiares e que transita entre o pop e o rock, o antigo e o moderno, tudo ao mesmo tempo.

Violinista e cantora desde a primeira infância, Julia migrou para o violão e posteriormente para o guitarra, onde permaneceu e fica evidente seu conforto e conhecimento sobre o instrumento. Com um timbre limpo que lembra o memorável Steve Ray Vaughan e com distorções que imediatamente remetem ao iconográfico Jimi Hendrix, essa moça de feições e astral leves não brinca em serviço e literalmente “bota pra quebrar”!

Entre as diversas singularidades esboçadas em quase tudo na vida de Julia Smith, uma das que me chamou a atenção foi a escolha de sua guitarra de estimação (risos), uma Fender Jaguar, um modelo não tão conhecido e não utilizado pelos guitarristas que lhe são referência. Desta forma, ela finca uma bandeira visual e sonora em sua uma identidade artística.

Em entrevista, Julia falou sobre a forma diversa com que suas músicas nascem e se diz preocupada com o resultado das canções, motivo pelo qual ela dosa todos os seus arranjos para que cada instrumento seja pleno em seu devido lugar e mesmo as suas guitarras respeitam essa regra.

Creio que esse tenha sido o motivo do resultado extremamente orgânico que o álbum alcançou, onde todos os elementos convergem para que a música saia ganhando. Digamos que não se encontram pontas nem arestas no disco todo. É uma obra polida, com ares por vezes praianos e outras vezes londrinos, mas que nunca se antagonizam e sempre tem a delicadeza feminina que percorre os mínimos detalhes em todas as músicas. Doce mesmo quando agressivo…

A 5ª faixa do CD – Do Outro Lado – é aquela que mais me tocou. Nela há batidas eletrônicas modernas junto com dedilhados de duas guitarras separadas em estéreo (uma em cada caixa) que se complementam com muita delicadeza, além de uma terceira que pontua as paradas com alavancadas e ainda tem uma quarta guitarra que faz um solo expressivo no fim da canção.

Observando os nomes das músicas também se nota uma compreensão sobre o disco como um todo e que não se trata de um mero apanhado de músicas. A terceira faixa chama “Desespero”, a quarta “Despedida”, em seguida vem “Do Outro Lado”, a sexta é “Quem Sabe?” e a última é a “Sorte”.

E para sorte de quem gostou do trabalho, ainda tem uma oitava música acrescentada na forma de bônus track – “Realize” – a única cantada em inglês e onde Julia solta o Jimi Hendrix que habita sua alma! (risos) Particularmente é uma das que mais gostei no CD e não consigo imaginar esse álbum completo sem essa faixa!

Interessou?! Então seguem os canais oficiais onde poderão entrar em contato com a artista e sua obra: Instagram: instagram.com/juliasmithoficial Facebook: facebook.com/ajuliasmithoficial Youtube: youtube.com/juliasmithoficial .

Novamente me despeço com a alegria de pautar um novo trabalho musical de qualidade, fruto da criatividade e dedicação de uma artista que certamente voltará à essas minhas mal traçadas linhas!

Que todos tenhamos um ótimo, revigorante, divertido e muito musical final de semana, desta vez ao som do CD “Sem Me Preocupar”, de Julia Smith!

.

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=4371

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.